Festas na residência de Boris Johnson vão de happy hour a aniversário; veja lista

Série de revelações batizada de 'partygate' motivou crise que coloca em risco permanência do líder no cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

A crise que motiva pedidos de renúncia do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, começou com a divulgação de um vídeo em que uma ex-conselheira ironiza a realização de uma festa no Natal de 2020, na residência oficial, quando duras restrições para conter a propagação da Covid vigoravam.

Isso foi em dezembro do ano passado. Em quase dois meses, outros eventos realizados no número 10 da Downing Street durante períodos de medidas duras começaram a surgir, multiplicando os pedidos de desculpas do líder britânico. O que veio a público mais recentemente, no começo de fevereiro, ocorreu em janeiro de 2021 e foi mais um com a participação de Boris. Veja abaixo o que se sabe sobre essas celebrações até agora.

O premiê britânico, Boris Johnson, em frente à residência oficial na Downing Street, em Londres
O premiê britânico, Boris Johnson, em frente à residência oficial na Downing Street, em Londres - Peter Cziborra/Reuters

festa no jardim

  • 15.mai.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 350

Os jornais britânicos The Guardian e The Independent fizeram uma investigação apontando que cerca de 20 funcionários do governo realizaram uma festa no jardim da residência oficial. Uma foto do evento, regado a queijo e vinho, mostrava o premiê no local —sua versão inicial quando da divulgação foi de que não havia ocorrido celebração alguma.

Dominic Cummings, antigo conselheiro do político, publicou em seu blog que o premiê estava ciente da festa na residência oficial e deu aval para que o evento acontecesse.

Sob pressão, Boris por fim admitiu ao Parlamento ter furado as regras de confinamento, mas disse que pensou que o encontro era uma reunião de trabalho —já que o jardim da residência oficial funciona, segundo ele, como extensão do escritório. O premiê alegou que permaneceu no local por 25 minutos para agradecer aos funcionários e, depois, voltou ao gabinete.

'traga sua bebida'

  • 20.mai.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 329

A rede ITV divulgou um email enviado pelo secretário particular do premiê convidando ao menos cem funcionários do gabinete para a ocasião.

"Após um período incrivelmente movimentado, seria bom aproveitar ao máximo o clima agradável e tomar, com distanciamento social, algumas bebidas, nos jardins do número 10", afirmava a mensagem de Martin Reynolds. "Por favor, junte-se a nós a partir das 18h e traga sua bebida!"

aniversário do premiê

  • 19.jun.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 84

A ITV News divulgou que a mulher de Boris, Carrie Johnson, teria ajudado a organizar uma celebração com até 30 pessoas na sala do gabinete, na residência oficial. O premiê teria sido presenteado com um bolo, levado por Carrie junto à equipe, que cantava parabéns em coro. Amigos mais próximos também teriam estado na residência na noite anterior.

O gabinete de Boris respondeu que "um grupo de funcionários que trabalhava no número 10 [referência à residência oficial] naquele dia se reuniu rapidamente na sala do gabinete após uma reunião para desejar ao primeiro-ministro um feliz aniversário". "Ele esteve lá por menos de dez minutos."

O governo também negou irregularidades na reunião entre amigos. "Isso é totalmente falso", disse um porta-voz. "Em linha com as regras naquele momento, o premiê recebeu um pequeno número de familiares do lado de fora naquela noite."

festa no 'apê'

  • 13.nov.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 376

Segundo o Guardian, houve relatos de música alta e sons parecidos com os de uma festa vindos do apartamento ocupado por Boris e sua mulher na residência oficial. O governo nega que tenha havido qualquer quebra das restrições em vigor.

Na data, Cummings e o diretor de Comunicações, Lee Cain, deixaram seus postos.

despedida 1

  • 27.nov.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 520

Relatos ao Guardian apontam que teria sido realizada uma festa improvisada como forma de despedida da assessora Cleo Watson, que sairia de licença. O premiê teria participado do evento, realçado o fato de a sala estar cheia e feito um rápido discurso.

encontros semanais

  • 11.dez.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 424

O tabloide Daily Mirror divulgou que os funcionários do gabinete chegaram a comprar uma geladeira de bebidas —entregue em 11 de dezembro— para a espécie de happy hour que era realizada todas as sextas, inclusive nos períodos em que festas particulares em ambientes fechados estavam proibidas no país.

Segundo o jornal, Boris compareceu a vários desses encontros, encorajando que seus funcionários "extravasassem".

celebrações de natal

  • 15.dez.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 506

Segundo a imprensa britânica, Boris organizou um "quiz natalino" na residência oficial; há imagens de uma tela que mostram o premiê usando um chapéu de Papai Noel e lendo perguntas no meio de funcionários. Ainda que alguns funcionários tenham participado virtualmente, havia grupos em volta das mesas, de acordo com o Guardian.

  • 18.dez.20
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 490

Funcionários teriam se reunido na data em uma celebração regada a queijos e vinhos. O episódio veio à tona quando um vídeo de Allegra Stratton, à época assessora de imprensa do primeiro-ministro, foi divulgado pela ITV News.

Nas imagens, um assessor de Boris pergunta a Stratton, como se fosse um jornalista: "Acabei de ver relatos no Twitter de que houve uma festa de Natal na noite de sexta em Downing Street. Você admite esses relatos?". Stratton ri e responde: "Eu fui para casa". Depois, gargalha. "Espere aí. Hã... Ui...". Enquanto ela olha para cima, outro assessor diz: "Não foi uma festa, foi um evento de queijos e vinhos".

Stratton então volta a ensaiar uma resposta. "Essa festa fictícia foi uma reunião de negócios... E não teve distanciamento social." O governo negou a quebra das restrições e a realização de festas na residência oficial. Sttraton acabou renunciando.

  • data incerta

Boris teria participado de uma outra festa na época do Natal de 2020, desta vez a despedida de seu conselheiro de segurança, o capitão Steve Higham, segundo o Daily Mirror. O premiê teria feito um discurso e permanecido no local por alguns minutos.

despedida 2

  • 14.jan.21
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 1.248

Enquanto o país estava no lockdown determinado após o período de festas natalinas, o premiê participou de uma festa de despedida, segundo publicou o jornal Guardian. O evento está no relatório elaborado por Sue Gray, divulgado em 31 de janeiro.

Boris teria feito um discurso agradecendo um funcionário e permanecido por cerca de cinco minutos.

véspera do funeral

  • 16.abr.21
  • Mortes por Covid no Reino Unido neste dia: 34

Funcionários do gabinete de Boris teriam participado de dois eventos, nos quais beberam álcool em abundância e dançaram até tarde, para a despedida do diretor de comunicação James Slack e de um fotógrafo do líder britânico. Os eventos ocorreram separadamente, segundo o jornal The Telegraph. As festas teriam ocorrido na véspera do funeral do príncipe Philip.

O primeiro-ministro não teria comparecido a nenhum deles, pois estava na sua casa de campo em Chequers. Após a divulgação, ele enviou um pedido de desculpas à rainha Elizabeth 2ª.

outros eventos

Além das festas em Downing Street, funcionários do governo teriam realizado ao menos outros cinco eventos. Houve drinques improvisados dos funcionários do Tesouro e uma série de festas de Natal: no Departamento de Educação, na sede do Partido Conservador, no Departamento de Transporte e no gabinete do assessor Simon Case.

Case, vale dizer, era responsável por uma investigação interna sobre esses encontros sociais. Ele caiu após a divulgação do evento em seu gabinete. A apuração é hoje tocada pela segunda-secretária Sue Gray.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.