Descrição de chapéu RFI

França e Reino Unido registram virada de ano mais quente da história em pleno inverno

Temperaturas são as mais altas desta época do ano nos dois países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

O cenário de Ano-Novo no hemisfério norte costuma ter neve ou, ao menos, pesados casacos de inverno. Não é o caso do final de 2021 e começo de 2022. Com uma temperatura média nacional de 10,7°C, a França vive a semana mais quente entre Natal e Ano-Novo desde que começaram os registros, em 1947. O Reino Unido, onde os termômetros marcaram mais de 15°C no nordeste do país nesta sexta-feira (31), também bateu recorde de calor.

Em Paris, os dias de sol e céu azul atraem os franceses para um passeio na rua ou nos parques. Com a alta na temperatura, as praias do sul do país receberam uma quantidade inesperada de turistas para aproveitar o calor que chegou a 20°C em Montpellier na quinta-feira (30), 8 a mais que o normal para a estação.

Franceses celebram Ano-Novo na praia em Calais, França
Franceses celebram Ano-Novo na praia em Calais, França - Pascal Rossignol/Reuters

De acordo com a agência nacional francesa Météo-France, a média de temperatura no país entre os dias 24 e 31 de dezembro, de 10,7°C, é a mais alta desde 1947, dado mais antigo, e está cinco graus acima da média normal (5,3°C). Antes deste ano, os recordes de calor durante o inverno foram registrados em 2002 e 2015.

Os recordes de temperatura se explicam por conta de uma corrente anticiclone que está trazendo uma massa de ar subtropical do norte da África para a Europa, segundo informações da emissora Franceinfo.

O aumento de temperatura e as chuvas na França no final de 2021, após um início de dezembro com muita neve, têm causado estragos na região dos Alpes. Na estação de esqui de Saint-Hilaire-du-Touvet, um funicular foi soterrado por uma avalanche de pedras, segundo informações da rádio local France Bleu Isère.

No departamento do Isère, 17 estradas foram bloqueadas por inundações e avalanches causadas pela chuva. Milhares de pessoas passarão o Ano-Novo bloqueadas em alguns vilarejos da região.

Ano-Novo mais quente do Reino Unido

O Reino Unido também tem sido afetado por este aumento de temperaturas. Nesta sexta-feira (31), o país registrou seu Ano-Novo mais quente, segundo a agência Met Office.

"Coningsby, em Lincolnshire [leste da Inglaterra], registrou uma temperatura de 15,3°C, o que significa que hoje é o Ano-Novo mais quente registrado no Reino Unido", comunicou o Escritório Met em suas redes sociais.

O recorde anterior havia sido estabelecido em 2011, quando a cidade litorânea galesa de Colwyn Bay marcou 14,8°C.

O leste e o sul da Inglaterra, incluindo a capital Londres, também registram temperaturas mais amenas que as esperadas para este período de inverno.

O Reino Unido como um todo tem registrado um clima "um pouco mais quente e seco que a média neste ano, mas com variações em todo o país, particularmente em termos de precipitação", disse Mike Kendon, do Centro Nacional de Informação Climática do Escritório Met.

Apesar das temperaturas agradáveis, tanto na França quanto no Reino Unido o Réveillon não teve grandes festas de rua, por causa do aumento de casos de Covid-19.

Pelo segundo ano consecutivo, a queima de fogos de artifício à beira do Tâmisa foi cancelada em Londres. Normalmente, cerca de 100 mil pessoas vão para o centro acompanhar a celebração.

Em Paris, a festa da avenida Champs-Élysées também foi cancelada por medidas sanitárias, e os franceses estão proibidos de consumir álcool nas ruas do país neste Ano-Novo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.