Descrição de chapéu Coronavírus

Hospital de Londres pode perder 1.000 funcionários que não aceitam se vacinar

Imunização passa a ser obrigatória para trabalhadores da saúde no Reino Unido em abril; país vive alta de casos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

O decreto da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid a trabalhadores do sistema público de saúde do Reino Unido, o NHS, acendeu alerta vermelho a vários gestores. Com hospitais saturados devido à alta de infecções, eles temem perder parte da mão de obra em razão de funcionários que não querem se imunizar.

O tamanho do problema fica mais claro à medida que a data em que a norma entrará em vigor —1º de abril— se aproxima. Somente o hospital King's College, em Londres, por exemplo, pode perder 1.000 funcionários que não se vacinaram nem pretendem se vacinar, disse o professor Clive Kay, chefe do centro médico, em entrevista ao programa "Sunday Morning", da rede britânica BBC, neste domingo (9).

Funcionários cuidam de paciente com Covid no hospital londrino King's College
Funcionários cuidam de paciente com Covid no hospital londrino King's College - Kirsty Wigglesworth - 27.jan.21/Reuters

Kay afirmou que a direção do hospital trabalha com urgência para encorajar os funcionários a se imunizarem, no momento em que a capital assiste a um pico de novos casos devido à variante ômicron. Dos 14 mil trabalhadores do local, 10% ainda não completaram o esquema vacinal.

A obrigatoriedade da vacinação para os trabalhadores da saúde foi anunciada pelo governo do premiê Boris Johnson em dezembro. Sajid Javid, secretário de Saúde, disse que a medida se justificava porque médicos e enfermeiras têm a responsabilidade de manter seus pacientes seguros. Para aplicar a medida, deu 12 semanas para que todos pudessem ter tempo de tomar as duas doses do imunizante.

A norma também recebeu luz verde do Parlamento, com 385 votos a favor e 100 contrários, mas logo começou a ser questionada por sindicatos da área, que alegavam medo de um êxodo de profissionais.

Projeta-se que 90% dos funcionários do NHS tenham recebido as duas doses da vacina, mas um contingente considerável de 103 mil trabalhadores, não. Há hospitais em que somente 80% do pessoal completou o esquema de vacinação, de acordo com o governo.

A situação virou ponto crítico devido ao efeito cascata observado: com a alta de casos, cada vez mais funcionários ficam doentes e são afastados do trabalho, o que sobrecarrega ainda mais os hospitais.

O número de profissionais afastados do NHS devido à Covid cresceu cerca de 60% na primeira semana de janeiro em relação à semana anterior, segundo a revista Nursing Times, e o governo chegou a convocar as Forças Armadas, que enviaram 200 militares para ajudar os hospitais nas próximas três semanas.

O Reino Unido é um dos países mais afetados pela ômicron e, desde dezembro, tem registrado recordes consecutivos de novos casos. A média móvel de infecções no sábado foi de 176 mil —o recorde fora registrado dias antes, na quarta, com 182 mil. O país soma 14,3 milhões de casos desde o início da crise.

Já o número de mortes, ainda que com leve aumento nas últimas semanas, não registra a mesma alta da cifra de infecções —algo assegurado pelo avanço da imunização, segundo os especialistas. Ainda assim, o Reino Unido ultrapassou a marca de 150 mil mortos em decorrência da Covid neste sábado, tornando-se o sétimo país do mundo a fazê-lo, depois de Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia, México e Peru.

Quando visitou o hospital King's College na última semana, Javid, o secretário de Saúde, foi provocado por um dos presentes. Ele questionou os funcionários sobre o que achavam da obrigatoriedade da vacina, até que um médico contrariou as expectativas da resposta: "Eu não fui vacinado nem quero ser vacinado".

O funcionário disse que se recusa a receber o imunizante porque acredita que tenha imunidade natural, uma vez que já teve o coronavírus, e pediu que o secretário reconsiderasse a obrigatoriedade da vacina.

Javid tentou ignorar o comentário e passou a pergunta para outras pessoas presentes, que não o respondem. Ele, então, limita-se a dizer que respeita a opinião, mas que o governo está sendo aconselhado pelos melhores especialistas da área. As cenas foram registradas pelo canal Sky News.

O Reino Unido possui mais de 18 mil pacientes hospitalizados com Covid, sendo que 868 deles precisam de ventilação mecânica, de acordo com dados do governo. Até o momento, 82,9% da população maior de 12 anos recebeu as duas doses da vacina, e 61,7% já tomaram a dose de reforço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.