Machucar uma mulher é insulto a Deus, diz papa em missa de Ano-Novo

Francisco faz um de seus mais fortes apelos pelo fim da violência contra mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | Reuters

Em sua mensagem de Ano-Novo neste sábado (1º), o papa Francisco fez um de seus mais fortes apelos pelo fim da violência contra as mulheres, afirmando que isso configura um insulto a Deus.

Francisco, 85, celebrou uma missa na Basílica de São Pedro no dia em que a Igreja Católica Romana comemora a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e também seu Dia Mundial da Paz anual.

O papa Francisco durante missa de Ano-Novo no Vaticano
O papa Francisco durante missa de Ano-Novo no Vaticano - Tiziana Fabi/AFP

O papa aparentou boa forma, após especulações sobre um possível incidente na véspera do Ano-Novo. Na ocasião, o religioso compareceu ao serviço religioso, mas no último minuto não o presidiu, como era esperado.

No início da missa deste sábado, ele percorreu toda a extensão do corredor central da basílica, ao contrário do que ocorreu na noite de sexta-feira, quando saiu por uma entrada lateral perto do altar e assistiu à cerimônia de lá.

Francisco tem dores nas pernas por causa de problemas no nervo ciático e, às vezes, não consegue ficar de pé por longos períodos.

Na homilia de Ano-Novo, ele disse que são as mulheres "que mantêm os fios da vida". "Visto que as mães dão vida e as mulheres mantêm o mundo [unido], vamos fazer mais esforço para promover as mães e proteger as mulheres", pregou.

"Quanta violência é dirigida contra a mulher! Chega! Machucar uma mulher é insultar a Deus, que de uma mulher assumiu nossa humanidade –não por meio de um anjo, não diretamente, mas por meio de uma mulher", completou, referindo-se a Maria, mãe de Jesus.

Durante um programa de TV italiano no mês passado, Francisco disse a uma mulher que havia sido espancada pelo ex-marido que os homens que cometem violência contra as mulheres se envolvem em algo que é "quase satânico".

Desde que a pandemia de Covid-19 começou, quase dois anos atrás, Francisco pregou várias vezes contra a violência doméstica, que aumentou em muitos países desde que os confinamentos deixaram mulheres presas em casa com seus agressores.

A participação do público na missa deste primeiro dia de 2022 foi menor do que em alguns anos anteriores, também por causa das restrições da pandemia. A Itália, que circunda a Cidade do Vaticano, registrou 144.243 casos de coronavírus na sexta-feira (31) e recentemente impôs novas medidas para frear a disseminação da Covid, como a obrigação de usar máscaras ao ar livre.

No texto de sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz, divulgada no mês passado, Francisco disse que as nações deveriam desviar o dinheiro gasto em armamentos para investir em educação e lamentou os crescentes custos militares em detrimento dos serviços sociais.

A mensagem de paz anual é enviada a chefes de Estado e organizações internacionais, e o papa dá uma cópia assinada aos líderes que fazem visitas oficiais a ele no Vaticano ao longo do ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.