Descrição de chapéu clima

Nevasca atinge Costa Leste dos EUA, e companhias aéreas cancelam 6.000 voos

Tempestade é comparada a uma das maiores da história do país, na década de 1970

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | Reuters

A Costa Leste dos Estados Unidos foi atingida por uma forte tempestade de inverno neste sábado (29), com previsão de cerca de 60 cm de neve e ventos fortes, levando os governadores de Nova York, Nova Jersey, Massachusetts e outros estados a declararem estado de emergência.

O fenômeno "Nor'easter", como é conhecido, cobriu uma grande faixa da região com fortes nevascas. Com a tempestade em andamento, algumas áreas costeiras de Nova Jersey já registraram 38 cm de gelo, enquanto a região de Long Island, em Nova York, prepara-se para 30 cm de neve.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, alertou em uma entrevista coletiva para temperaturas congelantes durante a noite. "Isso pode ser fatal."

A previsão era de que a tempestade, que se formou no Oceano Atlântico, poderia continuar gerando nevascas até a noite deste sábado.

"São realmente essas áreas costeiras que serão mais impactadas", disse o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia Marc Chenard, acrescentando que ventos fortes podem causar inundações pequenas a moderadas em comunidades próximas à costa.

O governador de Rhode Island, Dan McKee, emitiu uma proibição de viagem em todo o estado para os carros de passeio e se juntou aos estados vizinhos na proibição de caminhões-tratores nas estradas.

A tempestade levou as companhias aéreas a cancelar quase 6.000 voos durante o fim de semana, a Amtrak a interromper seu serviço ferroviário de passageiros em grande parte da região, e a principal linha de passageiros para Long Island a suspender suas operações por pelo menos um dia inteiro.

O clima pode ter contribuído para a morte de uma mulher idosa que foi encontrada no início da manhã de sábado no estacionamento de um hotel em Uniondale com a janela do carro aberta, de acordo com um oficial do Departamento de Polícia do Condado de Nassau, em Long Island.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu ainda um alerta de nevasca para a área metropolitana de Boston e seus quase 4,9 milhões de habitantes, prevendo "condições de nevasca" e ventos prejudiciais.

As rajadas de vento no estado podem chegar a 113 km por hora. O sudeste de Massachusetts, incluindo Cape Cod e a ilha de Martha's Vineyard, devem receber as maiores nevascas.

A tempestade chega na região quase 44 anos após uma nevasca monstruosa paralisar estados da região norte e leste dos EUA em 1978. Despejando mais de 70 cm de neve em Boston, a tempestade matou dezenas de pessoas, prendeu outras em suas casas e fechou as principais rodovias por uma semana.

"Esta tempestade [de 2022] parece que pode entrar para o livro dos recordes", afirmou a prefeita de Boston, Michelle Wu, em entrevista à TV CBS no sábado. "Não estamos apenas esperando muita neve, mas vai cair muito rápido nas horas mais intensas."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.