Descrição de chapéu Governo Biden Coronavírus

Porta-voz de Biden ensina diferença entre vacinados e não vacinados a repórter da Fox News

'Sem vacina, você tem 17 vezes mais risco de ser hospitalizado e 20 vezes mais risco de morrer'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BAURU (SP)

Uma fala da secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, viralizou nas redes sociais depois de ela dar uma resposta didática a um repórter da Fox News explicando a importância da imunização contra a Covid por meio da diferença entre vacinados e não vacinados.

Era uma entrevista coletiva de rotina, concedida por Psaki nesta segunda-feira (10) a jornalistas de vários veículos. O repórter Peter Doocy, que cobre assuntos da Presidência como correspondente da emissora de viés conservador, fez uma série de questionamentos a Psaki sobre, por exemplo, a capacidade de testagem dos Estados Unidos e os decretos de vacinação obrigatória. Ele, então, emendou outra pergunta.

"Eu entendo que a ciência diz que as vacinas previnem contra a morte [por coronavírus]. Mas eu tomei três doses e ainda assim peguei Covid. Você [Psaki] tomou três doses e ainda assim pegou Covid. Por que o presidente ainda está se referindo a isso como uma 'pandemia dos não vacinados'?"

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante entrevista coletiva em Washington - Kevin Lamarque - 5.jan.22/Reuters

Doocy estava questionando a linguagem que vem sendo utilizada por Joe Biden ao se referir à crise sanitária, mas a porta-voz aproveitou a deixa para explicar o que a ciência diz sobre o efeito das vacinas.

"Recebi três doses da vacina. Tive sintomas mais leves. Você tem 17 vezes mais risco de ser hospitalizado se não for vacinado, e 20 vezes mais risco de morrer", afirmou a porta-voz, citando dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. "Essas são estatísticas significativas e sérias", continuou. "O impacto para as pessoas não vacinadas é muito mais terrível do que para as vacinadas."

O repórter, então, insistiu. "O presidente vai atualizar sua linguagem em algum momento para refletir o fato de que pessoas com três doses da vacina estão pegando e espalhando Covid?" Em resposta, Psaki reforçou o argumento de que há uma diferença significativa entre estar vacinado e manifestar sintomas leves e não estar vacinado e ser hospitalizado ou morrer em decorrência da doença.

A fala da porta-voz ecoa o que tem dito Anthony Fauci. O principal infectologista dos EUA e conselheiro da Casa Branca no combate à Covid-19 defende que o país deve se concentrar menos no número de infecções e mais no de hospitalizações e mortes.

De fato, o país vive uma explosão de casos e hospitalizações, o que se atribui ao potencial de maior transmissibilidade da variante ômicron, responsável por 95,4% das novas infecções, de acordo com o último balanço do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Em um mês, a média móvel de casos diários nos EUA cresceu 527% —de 120,2 mil em 11 de dezembro a 754,2 mil nesta segunda. Já a média móvel de mortes subiu de 1.286 a 1.646 no mesmo período.

Apesar da alta de 28%, a cifra atual é cerca de metade do número de óbitos registrados diariamente há um ano, quando a vacinação nos EUA ainda engatinhava. Atualmente, segundo dados do portal Our World in Data, ligado à Universidade Oxford, 74,4% dos americanos receberam ao menos uma dose do imunizante contra o coronavírus, 62,1% estão com esquema completo e 22,8% receberam a dose de reforço.

Enquanto o país esbarra na hesitação em relação às injeções, motivada principalmente por desinformação e movimentos antivacina, o número de internações disparou e está prestes a superar o recorde registrado em janeiro do ano passado, segundo levantamento do jornal The Washington Post.

Até domingo (9), a soma das admissões nos sete dias anteriores chegou a um recorde de 142.126, de acordo com dados compilados pelo Our World in Data. O número é 20,8% maior do que o registrado no pico anterior, exatamente um ano antes, quando as internações atingiram a cifra de 117.656.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.