Descrição de chapéu Coronavírus

Surto de Covid atinge base na Antártida mesmo sob protocolos rígidos

Estação belga de pesquisa tem ao menos 16 integrantes infectados com o coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma estação belga de pesquisa científica na Antártida confirmou um surto de Covid-19, apesar da sua equipe estar totalmente vacinada, de acordo com informações publicadas pela BBC News.

Mesmo em uma das regiões mais remotas do mundo, que opera sob medidas estritas de prevenção, ao menos 16 dos 25 funcionários da estação polar Princesa Elisabeth receberam testes positivos para coronavírus.

Paisagem com neve na Antártica tem, ao centro, geradores de energia eólica, e, ao fundo, uma construção, onde fica a base Princesa Elisabeth
A estação belga Princesa Elisabeth - René Robert/Divulgação

Os casos, de acordo com informações oficiais, não apresentam gravidade. Joseph Cheek, gerente de projeto da International Polar Foundation, disse à BBC que, apesar de os membros da equipe terem sido colocados em quarentena, isso não afetou de forma significativa o trabalho da estação.

"Os residentes receberam a oportunidade de deixar a estação em voo marcado para 12 de janeiro. No entanto, todos manifestaram o desejo de ficar e continuar seu trabalho", acrescentou.

A informação do surto de Covid foi publicada originalmente pelo veículo belga Le Soir Mag, que relatou que o primeiro diagnóstico foi registrado no dia 14 de dezembro, entre pessoas de uma equipe que havia chegado sete dias antes.

Os integrantes do time foram colocados em quarentena, mas o vírus continuou a se dissipar.

De acordo com Le Soir, a possibilidade de as infecções serem relacionadas à variante ômicron é alta, já que a África do Sul, onde a nova cepa foi primeiro identificada, enviou recentemente integrantes para a Antártida.

Quem chega à base belga Princesa Elisabeth deve estar integralmente vacinado e ter feito testes de coronavírus, de acordo com informações da BBC. A estação, que conta com dois médicos de emergência, é operada pela International Polar Foundation e entrou em serviço em 2009.

Até dezembro de 2020 a Antártida era o único continente ainda livre do coronavírus, mês em que o Exército chileno registrou ao menos 36 casos em sua estação de pesquisa.

Em agosto de 2020 a pandemia de Covid-19 provocou o cancelamento de todas as pesquisas de campo do Brasil previstas para o verão de 2021 na Antártida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.