Descrição de chapéu Ásia

Tumulto em celebração de Ano-Novo deixa ao menos 12 mortos na Índia

Mais de uma dúzia de pessoas também ficou ferida em templo da Caxemira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Srinagar (Índia) | Reuters e AFP

Pelo menos 12 pessoas morreram e 13 ficaram feridas em um tumulto, na madrugada deste sábado (1º), em um santuário religioso hindu na região da Caxemira controlada pela Índia, informou a polícia local.

Todos os feridos foram hospitalizados, segundo as autoridades.

A confusão teve início quando uma enorme multidão de devotos, que viajou para festejar o início do Ano-Novo, entrou no santuário Vaishno Devi Bhawan. Essa espécie de debandada ocorreu por volta das 3h (18h30 de sexta no horário de Brasília), na estrada para o local, um dos pontos hindus mais reverenciados do norte da Índia.

Reprodução de vídeo mostra multidão de fiéis em fila para entrar no santuário Mata Vaishno Devi, na Índia; uma confusão no local na noite de Ano-Novo terminou com ao menos 12 mortos - NNIS/AFP

"As pessoas tropeçavam umas nas outras. Era difícil saber que perna ou braço estava emaranhado com quem", contou uma testemunha que se identificou como Ravinder, ao conversar por telefone com a agência de notícias AFP.

"Ajudei a recolher oito corpos quando a ambulância chegou, cerca de meia hora depois. Sinto-me sortudo por estar vivo, mas ainda tremo quando me lembro do que vi."

Existem milhares de santuários nas cidades e vilarejos do país, principalmente hindus. Alguns são locais de peregrinação importantes, e o governo nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi investiu pesadamente para melhorar as infraestruturas de acesso.

Antes da pandemia, até 100 mil devotos percorriam o caminho íngreme para a caverna estreita que abriga o santuário Vaishno Devi. O número foi reduzido para 25 mil, mas testemunhas e meios de comunicação indicaram que esse número teria sido ultrapassado várias vezes na tragédia deste sábado.

"Extremamente triste pela perda de vidas devido a um tumulto em Mata Vaishno Devi Bhawan", disse Modi, em uma mensagem de condolências.

Segundo algumas versões, uma discussão entre dois fiéis ocorreu antes da debandada que gerou a confusão e as mortes. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pequenas ambulâncias chegando a hospitais enquanto ainda era noite.

O santuário, que fica aberto 24 horas por dia, está localizado nas colinas de Katra, a cerca de 60 km da cidade de Jammu. O acesso ao local foi suspenso após a confusão, embora tenha sido reaberto posteriormente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.