Descrição de chapéu Coronavírus

Austrália reabre para turistas pela 1ª vez desde o início da pandemia

Apenas vacinados poderão entrar; país foi apelidado de 'fortaleza' por suas rígidas restrições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Melbourne (Austrália) | AFP e Reuters

Apelidada de "fortaleza" por ter imposto uma das restrições de viagens mais rígidas do mundo na pandemia, a Austrália reabrirá suas fronteiras internacionais para turistas vacinados nesta segunda-feira (21).

"A espera acabou", disse o primeiro-ministro Scott Morrison em entrevista coletiva neste domingo (20). "Arrumem suas malas", lançou ele para potenciais visitantes, acrescentando sem muita cerimônia: "Não se esqueçam de trazer dinheiro, porque vocês encontrarão muitos lugares para gastá-lo".

Pessoas usam máscara em Sydney, na Austrália
Pessoas usam máscara em Sydney, na Austrália - Saeed Khan-10.set.21/AFP

O país fechou suas fronteiras para quase todos, exceto seus cidadãos e estrangeiros residentes, desde março de 2020, na tentativa de impedir o aumento do número de infecções por Covid-19.

A proibição também afetou os próprios australianos, que só podiam viajar para o exterior com uma justificativa.

O primeiro voo para o aeroporto de Sydney chegará de Los Angeles na segunda-feira às 6h (horário local, 16h de domingo no horário de Brasília), seguido por outros vindos de Tóquio, Vancouver e Singapura.

Espera-se que 56 voos internacionais cheguem ao país nas 24 horas pós-reabertura, volume bem abaixo dos níveis pré-pandemia. Morrison disso, porém, que "não tem dúvidas" de que esse número aumentará em breve.

A reabertura da Austrália aos turistas é o exemplo mais claro até agora da mudança do governo de uma abordagem estrita de "Covid zero" para a convivência com o vírus e a minimização dos casos graves e mortes com a vacina.

A maioria das 2,7 milhões de infecções por coronavírus do país ocorreu desde que a variante ômicron surgiu, no final de novembro. Mas como a Austrália tem uma das taxas de vacinação mais altas do mundo –mais de 94% das pessoas com 16 anos ou mais receberam duas doses–, houve pouco menos de 5.000 mortes, uma fração das taxas observadas em vários outros países desenvolvidos.

Neste domingo, o país registrou mais de 16,6 mil casos e pelo menos 33 mortes.

De acordo com a Câmara Australiana de Comércio e Indústria, cada mês dessas restrições custou às empresas cerca de 3,6 bilhões de dólares australianos (R$ 9,5 bilhões), com o turismo particularmente atingido.

O governo espera impulsionar um setor que vivia um crescimento pré-pandemia –o Produto Interno Bruto do chamado turismo real cresceu 3,4% em 2018-2019, em comparação com o crescimento geral do PIB de 1,9%.

A Austrália vem reabrindo gradualmente desde novembro, primeiro tendo permitido que os australianos entrassem e saíssem e depois admitindo estudantes internacionais e trabalhadores de alguns setores. A partir de segunda-feira, os turistas a lazer e mais viajantes a negócios podem entrar.

Pessoas totalmente vacinadas não precisarão ficar em quarentena, mas aquelas que não completaram o primeiro ciclo de duas doses terão que conseguir uma autorização de viagem para entrar no país e estarão sujeitos a requisitos de isolamento estaduais e territoriais.

Tenista não vacinado foi deportado

No mês passado, o tenista sérvio Novak Djokovic não pôde participar do torneio Australian Open porque foi deportado da Austrália após ter seu visto cancelado e ficar detido em um hotel de imigração. Ele viajou sem estar vacinado contra a Covid-19, após receber uma dispensa do comprovante de imunização por ter apresentado um exame positivo para o coronavírus realizado no mês anterior, em seu país de origem.

Essa autorização, porém, foi contestada pelo governo federal, que não considera a infecção recente pelo vírus como um critério válido para dispensar a vacinação como requisito de entrada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.