Chris Licht deve ser novo chefe da CNN após renúncia do presidente mundial

Jeff Zucker deixou cargo após revelação de caso amoroso com funcionária da rede americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael M. Grynbaum John Koblin
The New York Times

Chris Licht, veterano produtor de televisão que ajudou a criar o programa "Morning Joe" na MSNBC e posteriormente reformou com êxito a programação matinal e noturna da CBS, deve ser o próximo líder da CNN, segundo três pessoas com conhecimento direto da decisão.

Produtor-executivo do "Late Show with Stephen Colbert", Licht, 50, está preparado para suceder Jeff Zucker, cujos nove anos na presidência da CNN chegaram ao fim repentinamente neste mês, quando ele renunciou devido a um relacionamento que mantinha com uma colega sem ter informado a rede.

Logotipo da CNN em centro de eventos de Detroit, nos EUA - Brian Snyder - 30.jul.19/Reuters

A expectativa é a de que Licht vá para a CNN a partir do momento que a empresa-mãe da rede, WarnerMedia, concluir uma fusão com a Discovery Inc. que pode ser fechada até abril. Licht e David Zaslav, CEO da Discovery, são amigos que se conhecem há mais de uma década.

As discussões entre Licht e Zaslav começaram pouco após a saída de Zucker e se aceleraram nas últimas duas semanas, segundo uma das fontes. Um anúncio formal é previsto possivelmente já nesta semana. A notícia da escolha de Licht foi divulgada primeiramente pelo site Puck.

Comandar a CNN, empresa de notícias presente em todo o mundo, com milhares de funcionários e centenas de milhões de dólares de receita anual, será de longe uma das maiores empreitadas da carreira de Licht na televisão. Ele entrará para a rede em um momento de turbulência.

A Redação da CNN foi abalada pela saída espantosa de Zucker. Os índices de audiência da rede no horário nobre e da manhã estão atolados no terceiro lugar, atrás das rivais Fox News e MSNBC. E a aquisição iminente pela Discovery traz mais questionamentos sobre a direção futura da rede.

Licht é cocriador de "Morning Joe", franquia de sucesso enorme que ainda domina a programação matinal da MSNBC. Ele foi para a CBS News em 2011, canal no qual foi visto como responsável por ter dado uma virada na sorte do "CBS This Morning", levando ao programa os apresentadores Charlie Rose e Gayle King e introduzindo um formato mais descontraído. Em 2016, a CBS o convidou para produzir "The Late Show with Stephen Colbert", que em seus primeiros meses teve dificuldade em igualar a audiência e os elogios da crítica dados ao predecessor de Colbert, David Letterman.

Licht foi responsável por uma reviravolta surpreendente na audiência, encorajando Colbert a interagir mais fortemente com as notícias políticas e atualidades. Introduziu shows ao vivo no programa após eventos importantes do noticiário como noites de eleições e discursos do Estado da União. Em 2017, Colbert conseguiu algo que David Letterman raramente alcançou em sua longa carreira: superar a audiência do "The Tonight Show" da NBC. Essa vantagem continua até hoje, cinco anos mais tarde.

Os shows de humor do final da noite são um desafio muito diferente de uma rede da escala da CNN.

A rede tem dezenas de jornalistas em campo na Ucrânia cobrindo a invasão russa. Está a semanas de lançar um novo serviço por assinatura digital, o CNN+, que chegará tardiamente às guerras do jornalismo por streaming nas quais a rede já investiu dezenas de milhões de dólares. A saída de Zucker também foi seguida pela renúncia forçada de sua parceira romântica, Allison Gollust, diretora de comunicações e marketing da CNN.

Sob a égide de Zucker a programação da CNN adotou postura política mais clara, movida em parte pelos ataques ferozes que enfrentou do então presidente Donald Trump. Recentemente, John Malone, presidente da Liberty Media e que será uma peça chave na Warner Bros. Discovery, a ser formada em breve, lamentou publicamente o fato de a CNN ter se afastado de sua cobertura tradicionalmente imparcial das notícias.

É provável que Licht conte com o apoio total de Zaslav, o CEO da Discovery. Os dois costumam jantar juntos várias vezes por ano, e Licht tem sido presença regular na festa cheia de celebridades que Zaslav costuma promover em East Hampton, em Nova York, no fim de semana do Labor Day (Dia do Trabalho, comemorado na primeira segunda-feira de setembro nos EUA).

Formado na escola de comunicações S.I. Newhouse da Universidade Syracuse (onde uma sala de controle para estudantes tem seu nome), Licht iniciou sua carreira na televisão num canal de notícias local. Trabalhou em Los Angeles na época do julgamento de O.J. Simpson e passou um tempo em San Francisco antes de ir para a MSNBC, na qual tornou-se produtor do talk show de Joe Scarborough.

Licht tem um vínculo familiar com seus novos empregadores: sua esposa, Jenny Blanco, trabalhou para a CNN por vários anos como produtora do âncora Anderson Cooper e depois como diretora de recrutamento e desenvolvimento de talentos. Os dois começaram a sair juntos quando estavam a trabalho na Olimpíada de Atenas, em 2004.

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.