Criança desaparecida desde 2019 é encontrada em esconderijo embaixo de escada nos EUA

Menina de 6 anos foi achada na casa dos pais biológicos, que não têm mais sua guarda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma criança de 6 anos desaparecida desde 2019 nos Estados Unidos foi encontrada viva na última terça-feira (15) pela polícia, escondida embaixo de uma escada na casa dos pais biológicos, que não têm mais a guarda dela.

O caso chamou a atenção porque, no processo de investigação, a polícia já havia visitado a casa uma série de vezes desde o desaparecimento —mas só agora a menina foi encontrada escondida.

A criança tinha 4 anos quando foi dada como perdida, em julho de 2019, em um vilarejo próximo à cidade de Ithaca, no interior do estado americano de Nova York, onde vivia com a família adotiva. Não está claro porque os pais biológicos perderam a custódia.

Esconderijo onde criança de 6 anos foi encontrada após quase 3 anos desaparecida nos EUA
Esconderijo onde criança de 6 anos foi encontrada após quase 3 anos desaparecida nos EUA - Departamento de Polícia de Saugerties

Desde o início das investigações a suspeita era a de que ela havia sido sequestrada, mas a polícia não a havia encontrado nas buscas que fez no entorno de onde a família biológica vive, a mais de 260 quilômetros do vilarejo em que se deu o desaparecimento, segundo a rede americana CNN.

"Toda vez nós encontrávamos resistência dos moradores da casa. Diziam que a criança não estava lá, que estávamos assediando a família", disse o chefe da polícia em entrevista à imprensa local.

Os investigadores chegaram a entrar na casa uma série de vezes, mas, por causa da ausência de mandado, os donos do lugar não permitiam buscas extensivas. Até que, na última segunda-feira, a Justiça concedeu um mandado de busca e apreensão, após receber informações de que a menina estava escondida no local.

Após pouco mais de uma hora de buscas, os agentes notaram que os degraus que levavam a um porão pareciam ter sido construídos de forma improvisada. Com uma lanterna, a polícia percebeu um buraco na madeira e, lá dentro, um cobertor. Ao começar a remover os degraus, viram um pé.

Ao acessar o esconderijo, classificado pela polícia como escuro e úmido, encontraram a criança viva, junto da mãe biológica.

A polícia suspeita que a menina esteja na casa desde 2019 e que a escada foi construída para esconder as duas. Os agentes prenderam os pais biológicos e o avô da menina, indiciados por colocar o bem-estar de uma criança em perigo e interferir em um processo de guarda. Eles já foram liberados, mas não podem se aproximar da criança, segundo a CNN.

A princípio, a criança se sentiu intimidada com os agentes, que entraram na casa armados e prenderam seus pais. Os policiais, porém, encontraram uma maneira de contornar a questão e quebrar o gelo. No caminho até a delegacia, os agentes passaram com a viatura por um McDonalds, e a menina se lembrou que já havia comido na lanchonete alguma vez muito tempo atrás.

"Os detetives deram a volta e foram ao drive-thru, onde pegaram um McLanche Feliz. Ela ficou bem depois disso", disse o chefe da polícia, de acordo com a CNN.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.