Descrição de chapéu RFI Rússia

Fabricantes de móveis disputam autoria de 'mesa gigante' de Putin que virou meme

Italiano garante que item saiu de sua loja o norte do país, mas espanhol também reivindica produção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

É na pequena cidade de Cantu, perto do lago Como, na Itália, que funciona a fábrica de móveis OAK. Nela, afirma o CEO da empresa, Renato Pologna, foi construída, em 1995, a famosa mesa branca usada nos últimos dias pelo presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a situação na Ucrânia com líderes de outros países.

O móvel, que virou alvo de piada e viralizou nas redes sociais, foi a solução encontrada pelo chefe de Estado russo para manter o distanciamento social de líderes que se recusaram a se submeter a testes de Covid-19 por profissionais russos antes de encontrá-lo, como foi o caso do presidente francês, Emmanuel Macron, há 11 dias. A cena inspirou diversos internautas, que usaram a imagem para criar diferentes montagens no Twitter.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebe primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, em mesa do Kremlin que virou meme
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebe primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, em mesa do Kremlin que virou meme - Mikahil Klimentiev - 15.fev.22/AFP

O famoso móvel branco de seis metros de comprimento laqueado, ornado com folhas de ouro, foi feito sob medida em 1995 e entregue ao Kremlin, afirma o empresário italiano. "A mesa fazia parte de uma das maiores encomendas que já tivemos", declarou.

O móvel foi pago em liras, conta. Hoje, o preço corresponderia a cerca de 100 mil euros (R$ 580 mil). A encomenda do governo russo, que na época tinha Boris Ieltsin no comando, chegou a 20 milhões de euros.

"Uma mesa é um lugar onde comemos, nos divertimos e brincamos, mas onde também decidimos guerras ou assinamos armistícios. Esperamos que ela traga sorte e não leve a uma guerra", disse o CEO da fábrica de móveis à agência de notícias AFP.

Como a empresa não foi a primeira a reivindicar a autoria do design do móvel, o empresário italiano fez questão de reunir e mostrar provas: uma foto da mesa colocada em um livro sobre o Kremlin, de 1999, um certificado assinado em 22 de novembro pelo então presidente, e o projeto detalhado da mesa, antes da fabricação.

Espanhol também reivindica

"Tenho certeza do que estou dizendo", diz Pologna, questionado sobre as declarações de um outro fabricante espanhol, Vicente Zaragoza, que afirma ser o criador do famoso móvel, em 2005. "Imagino que, na Espanha, eles possam ter feito uma réplica, mas não posso afirmar", declarou o empresário italiano, tentando evitar polêmica.

Além do presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, também se recusou a fazer um teste contra a Covid-19 e sentou-se na longa mesa. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recentemente esteve na Rússia, pode conversar com Putin um pouco mais de perto, já que não se negou a fazer o teste.

Segundo o empresário italiano, sua fábrica mobiliou dois andares de uma área de cerca de 7000 m² no Kremlin. "No exterior, a qualidade do design e do artesanato italianos são conhecidos", disse.

O sucesso da mesa, que se transformou em um objeto "cult", inspirou a família Pologna. "Produzir novas peças pode ser uma boa ideia", diz. Entre os clientes da marca estão famílias reais do Oriente Médio e ditadores como o ex-líder líbio Muammar Gaddafi ou o iraquiano Saddam Hussein.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.