Europa e Reino Unido endurecem sanções à Rússia por ataque à Ucrânia

Londres mira elite russa que frequenta capital britânica e inclui ex-genro de Putin em retaliações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

A União Europeia elevou o tom nesta quinta-feira (24) e ampliou as sanções econômicas contra a Rússia em retaliação à invasão ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, à Ucrânia. Os líderes dos 27 membros do bloco europeu concordaram em aumentar as retaliações, desta vez com um aliado que deixou o grupo recentemente, o Reino Unido.

Em discurso ao Parlamento, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou sanções contra mais de cem bancos, empresários, políticos e empreendimentos que tenham relações com o Kremlin. Entre eles, a companhia aérea russa Aeroflot, a maior empresa aérea do país, que será proibida de aterrissar no Reino Unido.

Alto Representante da União Europeia, Josep Borrell, se reúne com primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e outros líderes de países do bloco, durante uma reunião especial do Conselho Europeu, em Bruxelas
O alto representante da União Europeia, Josep Borrell (à esq.), se reúne com líderes de países do bloco em Bruxelas - Olivier Hoslet - 24.fev.22 /Reuters

O pacote também prevê o congelamento de ativos de alguns dos principais bancos russos, incluindo o estatal VTB, o segundo maior do país.

Além disso, o Reino Unido impedirá que grandes empresas russas busquem financiamento no país. A expectativa é que a medida tenha impacto nos negócios da elite russa, que há décadas está ligada ao mercado de capitais de Londres.

A proximidade da capital britânica com os donos do dinheiro russo deu a ela, inclusive, o apelido de Londongrad, junção do nome da cidade inglesa com a palavra "cidade", em russo. Segundo diplomatas ouvidos pela agência Reuters, a elite russa vai a Londres com frequência, matricula os filhos em escolas britânicas e faz compras nos principais centros comerciais londrinos.

De acordo com Boris Johnson, cerca de metade dos negócios russos são hoje em dólares americanos e libras esterlinas. Entre os indivíduos alvos das sanções britânicas, está Kirill Shamalov, ex-genro de Putin.

"De nossa parte, hoje, o Reino Unido está anunciando o maior e mais severo pacote de sanções econômicas que a Rússia já viu", afirmou o premiê. Boris ainda disse que o presidente russo seria condenado pela invasão e que nunca seria capaz de limpar o "sangue da Ucrânia de suas mãos".

Mas as medidas devem demorar a fazer efeito. A estimativa é que as sanções comecem a impactar a economia russa daqui a 12 meses.

O temor de investidores estrangeiros quanto às sanções fez o rublo registrar sua maior queda diária na história, segundo o mercado financeiro russo, desvalorizando 4,5% em frente ao dólar. Já a bolsa de valores de Moscou caiu quase 40%.

Boris também pediu que a Rússia seja excluída da Swift, rede de mensagens interbancárias que é a espinha dorsal das finanças internacionais. A demanda também foi feita pelos ucranianos, mas alguns líderes europeus ainda resistem à ideia.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, se opôs à ideia de excluir a Rússia do sistema global, e a demanda não deve fazer parte do pacote de sanções anunciado pela União Europeia nesta quinta. A estratégia de Scholz, assim como a de líderes italianos, é que as penas sejam graduais, conforme os avanços de Putin. O principal receio de algumas nações é que o abastecimento de gás seja reduzido dentro de suas fronteiras.

Antes da divulgação das sanções pela União Europeia, que se assemelham em grande parte às aplicadas pelo Reino Unido, o premiê alemão disse que o Ocidente empregará todos os recursos disponíveis para garantir que o conflito na Ucrânia não se espalhe para outros países da Europa.

"Putin não deve subestimar a determinação da Otan em defender todos os seus membros. Isso se aplica expressamente aos nossos parceiros da Otan nos Estados Bálticos, Polônia e Romênia, Bulgária e Eslováquia", disse o chanceler.

"O presidente Putin quer voltar no tempo, mas não há como voltar ao século 19, quando grandes potências governavam sobre os chefes de Estados menores", acrescentou.

Há dois dias, Scholz já havia anunciado o congelamento da certificação do gasoduto Nord Stream 2, que pretende ligar a Rússia à Alemanha. O projeto é de grande interesse para russos e europeus.

Já o presidente da França, Emmanuel Macron, disse em um comunicado em rede nacional que "os eventos da noite passada marcam um ponto de virada na história da Europa" e que "responderemos a este ato de guerra sem fraqueza, com sangue frio, determinação e unidade".

Antes dos avanços das tropas de Putin à Ucrânia, o líder francês demonstrava ser um dos mais empenhados em resolver o conflito diplomaticamente. Conversou várias vezes com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e com seu homólogo russo.

Enquanto isso, Varsóvia se preocupa com mais uma consequência das escaladas de tensões no Leste Europeu, os refugiados. Devido à posição geográfica da Ucrânia, famílias que se sentirem ameaçadas com a guerra devem migrar para a Polônia, maior país a oeste —as duas nações compartilham 535 quilômetros de fronteira.

Ainda nesta quinta, o ministro do Interior polonês, Mariusz Kaminski, anunciou que a Polônia abrirá em breve nove centros de acolhimento para refugiados ucranianos e disse que o país está preparado para receber "milhares de feridos" se necessário. "Certamente haverá uma onda de refugiados", afirmou.

O ministro ainda ressaltou que a Polônia aceitará "tantas pessoas quanto necessário". O Ministério da Saúde polonês afirmou, por sua vez, que foram preparados locais para tratar feridos. "Seria possível acomodar milhares de pacientes. A Polônia tem os estoques necessários de medicamentos".

A real capacidade da Polônia de abrigar refugiados, porém, é incerta. No ano passado, o governo polonês entrou em conflito com Belarus depois que o ditador Alexander Lukachenko (aliado de Putin) incentivou milhares de imigrantes iraquianos a buscarem refúgio na Polônia, o que não foi aceito pelo país da União Europeia.

As Organizações das Nações Unidas estimam que cerca de 100 mil ucranianos já fugiram do país, em meio à invasão russa. Até agora, porém, os refugiados têm como destino principal a Moldávia e a Romênia.

Veja algumas reações de líderes europeus às ações de Putin

Responderemos a este ato de guerra sem fraqueza, com sangue frio, determinação e unidade

Emmanuel Macron

Presidente da França

Responderemos a este ato de guerra sem fraqueza, com sangue frio, determinação e unidade

Emmanuel Macron

Presidente da França

Responderemos a este ato de guerra sem fraqueza, com sangue frio, determinação e unidade

Emmanuel Macron

Presidente da França

Não fomos bem sucedidos o suficiente, não fomos decisivos o suficiente para impedir a Rússia de dar esse passo, que é uma tragédia para a Ucrânia, uma tragédia para a Europa e uma tragédia para a própria Rússia

Gitanas Nauseda

Presidente da Lituânia

Precisamos de sanções que mordam de uma maneira muito completa. Não acho que deveríamos voltar para um terceiro pacote, o segundo pacote precisa ser o bom

Alexander De Croo

Primeiro-ministro da Bélgica

Certamente haverá uma onda de refugiados

Mariusz Kaminski

Ministro do Interior da Polônia

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.