Descrição de chapéu Coronavírus

Pub considerado o mais antigo da Inglaterra fecha devido à pandemia

Ye Olde Fighting Cocks funcionava desde 793 nos arredores de Londres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em funcionamento nos arredores de Londres desde o ano 793, o pub inglês Ye Olde Fighting Cocks sobreviveu a muitas crises ao longo de sua história —guerras, pestes, carestias, períodos de fome—, mas não à pandemia de Covid-19.

O estabelecimento, que se autointitula o pub mais antigo da Inglaterra, fechou as portas "após um período contínuo de condições comerciais extremamente desafiadoras", anunciou o proprietário em um comunicado publicado no Facebook.

Fachada do Ye Olde Fighting Cocks', pub em St Albans, na Inglaterra
Fachada do Ye Olde Fighting Cocks', pub em St Albans, na Inglaterra - Paul Childs-21.jul.21/Reuters

Segundo Christo Tofalli, mesmo antes de 2020 a situação já estava difícil, devido "aos impostos e taxas cada vez mais altos". Ele escreveu: "Conseguimos sobreviver, fizemos um plano animador para os próximos cinco anos e estávamos esperançosos pelo futuro. Mas a pandemia de Covid-19 foi devastadora, e nossa margem de lucro já apertada não nos deu nenhuma cobertura".

O proprietário do bar de alegados 1.229 anos tocou o negócio só pelos últimos dez e afirma que está com o coração partido, depois de ter tentado de tudo para manter aberto o pub em St Albans.

O governo do premiê Boris Johnson decretou diversos períodos de lockdown ao longo da pandemia, com fechamentos de pubs e outros estabelecimentos comerciais, para tentar conter a disseminação do vírus e a explosão de casos e mortes por Covid no Reino Unido. O país é um dos líderes em vítimas da doença, com quase 160 mil óbitos, atrás apenas de EUA, Brasil, Índia e Rússia.

Segundo Tofalli disse ao jornal americano The Washington Post, uma espécie de última chance para o bar foi dada no período do Natal, mas o movimento esteve longe do esperado, já que a circulação da variante ômicron voltou a elevar a quantidade de casos e limitou a circulação das pessoas mesmo sem o estabelecimento de restrições muito severas no país.

O empresário disse que demitiu dez funcionários —no auge de sua administração, 25 pessoas chegavam a trabalhar no local, incluindo temporários.

O Ye Olde Fighting Cocks recebeu esse nome devido às brigas de galo (cock fights, em inglês) realizadas no local no fim do século 19 e início do século 20.

O Guinness Book chegou a registrá-lo como o pub mais antigo da Inglaterra, mas uma porta-voz da publicação disse à rede CNN que o recorde se encontra inativo, pois não foi possível prová-lo de forma definitiva.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, mais de 400 pubs fecharam na Inglaterra e no País de Gales em 2021, segundo ano da pandemia.

A cervejaria Mitchells & Butlers, que detém a concessão do Ye Olde Fighting Cocks, informou que tentará reabrir o local, sob nova administração.

O Washington Post noticiou que uma vaquinha virtual foi organizada já nesta segunda para ajudar a salvar o bar, com a meta de arrecadar 100 mil libras esterlinas (R$ 712 mil). Até a publicação deste texto, 2.500 já haviam sido doadas (cerca de R$ 17,8 mil).

"O pub não está morto, o fechamento é como uma hibernação", disse Tofalli à publicação. Ele disse que precisa de um investidor que pense a longo prazo, para promover reformas que permitam, por exemplo, aumentar a acessibilidade. "Assim será possível que o bar sobreviva mais mil anos."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.