Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Veja vídeos de militares ucranianos na resistência contra a invasão da Rússia

Gravadas por soldados, peças obtidas pela Folha mostram captura de invasor e ataque a tanque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou

Soldados ucranianos têm gravado com seus celulares ações contra os combatentes russos que invadiram seu país na quinta-feira passada (24).

Muito do que circula na internet é fake ou remete a outros conflitos, mas a Folha obteve com uma pessoa com contatos nas Forças Armadas da Ucrânia alguns vídeos que circulam na comunidade de analistas políticos de Moscou, que os validaram.

São peças curtas. Numa, um soldado jovem chamado Dima Ivanov é obrigado a se identificar e a dar o nome de seu comandante, supostamente morto em ação.

Em outros, blindados russos com o símbolo "Z" pintado na carroceria, para diferenciá-los de veículos também de origem soviética utilizados pela Ucrânia, estão destruídos.

Há imagens bastante gráficas de soldados ucranianos fazendo comentários ofensivos sobre corpos de dois soldados russos mortos, e um vídeo mostra um soldado ucraniano atacando um tanque T-72B3. Há cenas de patrulhas sendo atacadas, mas aí não é possível discernir quem é quem.

Soldado ucraniano em área de Kiev atacada por forças russas - Serguei Supinski - 26.fev.22/AFP

A imagem está distante, mas como só há um homem na cena, pode se tratar de um lançador de RPG (granadas propelidas a foguete, na sigla inglesa). Os famosos mísseis americanos antitanque Javelin, que os EUA forneceram para os ucranianos ao longo do ano passado, em tese precisam de dois soldados: um para carregar o pesado (22 kg) equipamento lançador e outro para usar uma mira térmica que guiará o foguete ao alvo.

As cenas foram gravadas, segundo a origem dos vídeos, em regiões no entorno de Kiev, a capital ucraniana, e Kharkiv, segunda maior cidade do país. Não há como estabelecer essas informações de localização por meio das imagens, gravadas provavelmente na sexta (25) e no sábado (26).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.