Descrição de chapéu Ásia

China encontra segunda caixa-preta de avião que sofreu acidente

Dispositivo que contém gravação de dados do voo da Eastern China está parcialmente danificado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

Equipes de resgate encontraram neste domingo (27) a segunda caixa-preta –o gravador de dados– do Boeing 737-800 da China Eastern Airlines que caiu em uma montanha no sul da China.

O voo MU5735 se acidentou na segunda-feira (21), matando todas as 132 pessoas a bordo, no desastre aéreo mais mortal da China continental em 28 anos.

Socorristas fazem buscas no local do acidente do avião na China - Lu Boan/Xinhua

A caixa-preta, que pode esclarecer a causa do acidente, foi encontrada a 1,5 metro de profundidade e a 40 metros do ponto de impacto do avião, enlameada devido ao tempo chuvoso nos últimos dias e com uma parte danificada. O dispositivo foi enviado a Pequim para análise, informou a mídia estatal.

O gravador de voz da cabine havia sido encontrado na última quarta-feira e também foi entregue a especialistas na capital chinesa.

"Os investigadores da aviação civil no local confirm aram que a unidade de armazenamento do gravador de dados de voo foi encontrada", disse Zhu Tao, chefe de segurança da aviação da CAAC (Administração de Aviação Civil da China), em entrevista coletiva em Guangxi. "Partes do gravador foram seriamente danificadas, mas a parte externa da unidade de armazenamento estava em boas condições."

Na quinta-feira (24), a CAAC, órgão que regula o setor no país, chegou a anunciar que havia encontrado a segunda caixa-preta, mas depois apagou o texto de suas contas nas redes sociais.

Neste sábado, a agência confirmou que não há sobreviventes entre os 123 passageiros e 9 tripulantes, todos cidadãos chineses.

A aeronave caiu em um ângulo quase vertical e perdeu 8 km de altitude em menos de dois minutos, em circunstâncias que intrigam especialistas.

Especialistas dizem que é cedo para determinar a causa da queda e que os acidentes geralmente são o resultado de uma combinação de fatores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.