Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Como guerra econômica de Biden e Putin afeta Europa e atinge Brasil

Leia edição da newsletter Guerra na Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Guerra na Ucrânia. Quer recebê-la no seu email? Inscreva-se abaixo.

O impacto econômico da guerra que envolve o maior exportador de gás natural do mundo e o segundo de petróleo foi intensificado nesta terça, 13º dia do conflito.

No que definiu como "golpe poderoso" contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou vetar as importações de petróleo e gás russos.

Por que importa: a decisão eleva o preço dos barris, assusta os mercados globais e gera temor de uma nova turbulência econômica após o pico da pandemia de coronavírus no mundo.

  • A Rússia tem a oitava maior reserva de petróleo do mundo (4,8%);
  • Moscou fornece cerca de 40% do gás natural da Europa; o insumo é a segunda matriz energética mais usada no continente.

Embora Biden tenha declarado que a decisão é respaldada por aliados, a medida preocupa países europeus, fortemente dependentes do gás russo.

O governo de Vladimir Putin vem ameaçando cortar a emissão para o bloco, e mesmo que a União Europeia faça planos para tentar reduzir a dependência de seus países em relação ao combustível russo, essa realidade ainda é distante.

"Neste momento, o suprimento de energia na Europa para aquecimento, mobilidade, fornecimento de energia e indústria não pode ser garantido de outra forma", afirmou o chanceler alemão Olaf Scholz em comunicado na segunda (7).

A Rússia anunciou que vai cortar ou limitar a compra e a venda de produtos básicos de diversos países (a lista de afetados ainda será divulgada). É mais uma parte das "consequências catastróficas" alertadas pelo Kremlin diante da resposta do Ocidente à investida das tropas russas.

Não se perca

O conflito traz efeitos econômicos que vão além dos combustíveis. O colunista Mauro Zafalon, da Vaivém das Commodities, explica os impactos do conflito sobre quatro produtos relevantes para o Brasil.

Fertilizantes: a Rússia é o principal exportador para o Brasil — 28% do que o país importou desses insumos em 2021 vieram do país de Putin e da aliada Belarus, também alvo de medidas. Produtores agrícolas e empresas fabricantes buscam alternativas para manter o fornecimento ao país, mas um cenário de queda na oferta dos fertilizantes pode provocar a alta de preços de itens já atingidos pela crise, como os grãos.

Trigo: Rússia e Ucrânia são responsáveis por 29% da exportação mundial de trigo, e o Brasil é um dos maiores importadores desse cereal. O conflito entre os maiores exportadores afeta os preços internacionais, que já passam por altas sucessivas. A consequência é sentida no bolso do consumidor. A farinha e o pão tiveram alta 1,4% e 1,2%, respectivamente, em meados de fevereiro, quando já havia ameaça de invasão.

Óleo de soja: o conflito também causa turbulência na cadeia de óleos vegetais. A Ucrânia é importante exportadora de óleo de girassol, e os entraves no seu fornecimento têm ampliado a procura por um de seus concorrentes, o óleo de soja, do qual o Brasil é produtor. O aumento da demanda externa pode impactar o preço do produto para o consumidor.

Milho: a Ucrânia é a quarta maior exportadora do grão do mundo, atrás do Brasil, segundo. Nesse caso, o impacto no bolso do consumidor vai além da compra do milho e de seus derivados Aumenta também o custo de outros itens de alimentação, como o frango, já que o milho é usado na criação de animais.

O que aconteceu neste terça (8):

O que ver e ouvir para se manter informado

Selecionamos uma reportagem e uma compilação de imagens que mostram as consequências do conflito para a população civil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.