Equipe de busca encontra navio Endurance naufragado na Antártida há mais de um século

Embarcação de Shackleton ficou presa no gelo em 1915 e é símbolo de história de sobrevivência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os destroços do navio Endurance, do célebre explorador Ernest Shackleton, que naufragou no gelo da Antártida em 1915 e estava perdido a cerca de 3.000 metros de profundidade, foram encontrados, de acordo com o comunicado emitido por uma equipe de busca nesta quarta-feira (9).

Há quase 107 anos, o veleiro de três mastros se perdeu durante a tentativa fracassada do irlandês de fazer a primeira travessia terrestre da Antártida.

Tentativas anteriores de localizar a embarcação de quase 44 metros de comprimento falharam devido às condições climáticas hostis da região do mar de Weddell, onde o capitão Frank Worsley confirmou a localização do Endurance.

Imagens divulgadas pela missão mostram destroços do Endurance no fundo do mar - Esther Horvath /Falklands Maritime Heritage Trust - 7.mar.22/AFP

A missão de resgate, organizada pelo fundo Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), partiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, em 5 de fevereiro, rumo ao mar de Weddell. Foram 46 tripulantes e uma equipe expedicionária de 64 membros a bordo de um navio quebra-gelo.

A expedição, que teve custo estimado em US$ 10 milhões (R$ 50 milhões, na cotação atual) financiados por um doador anônimo, usou veículos submarinos avançados, equipados com câmeras e scanners de alta definição. Foram esses veículos, chamados Sabertooths, que possibilitaram a localização dos destroços do navio da embarcação.

As filmagens feitas pela missão, batizada de Endurance22, mostram o navio naufragado em condições relativamente boas. O nome gravado na popa não deixa dúvidas de que se trata da embarcação de Shackleton.

Mas o local não será tocado, pois foi declarado monumento histórico sob os termos do Tratado Antártico, acordo internacional firmado em 1959 para preservar o continente para finalidades pacíficas.

"Estamos impressionados com nossa boa sorte", disse o arqueólogo marinho Mensun Bound, diretor de exploração da Endurance22. Segundo ele, o navio apresenta um "brilhante estado de preservação", como se estivesse orgulhoso de estar no fundo do mar.

No início da missão, Bound referiu-se ao Endurance como "o navio naufragado mais inatingível que existe" e à empreitada que ele liderava como "a maior caça a um navio naufragado de todos os tempos". A região onde a embarcação afundou foi descrita por Shackleton como "a pior parte do pior mar do mundo".

Uma expedição anterior lançada três anos antes da Endurance22 fracassou quando um dos veículos submarinos que usava tecnologia mais antiga se perdeu antes de os técnicos conseguirem determinar se ele havia localizado os destroços. Os Sabertooths, porém, estavam ligados à superfície por um cabo de fibra ótica que transmitia dados e imagens em tempo real.

Navio tombado no gelo em foto em preto e branco
O navio 'Endurance' preso no gelo, durante expedição ao polo Sul realizada em 1914, chefiada pelo explorador Ernest Shackleton - Frank Hurley/Reprodução

O naufrágio do Endurance figura entre os mais famosos da história. O navio é considerado uma relíquia que simboliza a exploração da Antártida no início do século 20, quando aventureiros empreenderam expedições complexas e de alto risco ao continente.

Shackleton não conseguiu cumprir sua meta, mas foi recebido como herói quando retornou ao Reino Unido depois de ter conseguido salvar toda a sua tripulação. Apesar de o Endurance ter ficado preso no gelo, os 28 homens que o ocupavam em novembro de 1915 voltaram para casa com vida. Seus relatos compõem uma das mais grandiosas histórias de sobrevivência e seguem inspirando aventureiros.

Shackleton é idolatrado até hoje em livros, filmes e até em cursos de escolas de administração, nas quais sua expedição é vista como um estudo de caso de liderança eficaz.

Shackleton partiu no final de 1914 com uma equipe de 27 homens, tendo como destino a baía de Vahsel, no lado leste do mar de Weddell. No início de 1915, quando estavam a 160 km da baía, o Endurance ficou preso entre blocos de gelo flutuantes. Shackleton e seus homens passaram meses vendo o navio ser esmagado pelo gelo que foi se acumulando em volta.

O explorador irlandês Ernest Shackleton, que liderou três expedições à Antártida no início do século 20 - Divulgação

Acabaram deixando o navio e montando acampamento sobre um dos blocos de gelo. A embarcação afundou em novembro daquele ano. Em abril de 1916, quando o cerco de gelo começou a se fragmentar, os 28 homens partiram nos barcos salva-vidas e chegaram à ilha Elefante, um afloramento rochoso ao norte da Península Antártica.

Depois da façanha de navegação, eles cruzaram a ilha entre seus picos e geleiras até chegar a uma estação baleeira que ficava no lado oposto ao que eles haviam desembarcado. De lá, o grupo organizou expedições que resgataram o restante da tripulação que havia ficado na Elefante.

Com Reuters e The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.