Número de mortos em explosão no Paquistão sobe para 62

Ataque reivindicado pelo Estado Islâmico atingiu mesquita xiita em Peshawar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Peshawar | Reuters e AFP

O número de mortos em um ataque contra uma mesquita xiita em Peshawar, no noroeste do Paquistão, subiu para 62 neste sábado (5), segundo balanço divulgado pela polícia, que não informou se a quantidade de feridos também aumentou —o levantamento mais recente aponta 196.

Imagens de uma câmera de segurança divulgadas pela polícia mostram o momento em que um homem, com traje tradicional, é morto por dois policiais ao entrar na mesquita no bairro Risaldar nesta sexta (4). Ele detonou um cinto de explosivos repleto de peças de metal que se dispersaram pelo edifício, que estava lotado, antes do início da oração de sexta-feira.

Equipe de segurança inspeciona mesquita após explosão em Peshawar, no Paquistão
Equipe de segurança inspeciona mesquita após explosão em Peshawar, no Paquistão - Abdul Majeed/AFP

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. O chefe da polícia Mohammad Khan disse que se tentaria determinar identidade do autor por meio de testes de DNA. O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, condenou o atentado nesta sexta, segundo seu gabinete.

Este é o ataque mais violento na região desde 2018, quando um atentado, também reivindicado pelo EI, contra um comício eleitoral em Mastung, no sudoeste do país, matou 149 pessoas.

Peshawar, a 50 km da fronteira com o Afeganistão, foi cenário de atentados diários durante a primeira metade da década de 2010, mas, nos últimos anos, a segurança melhorou consideravelmente. Ainda assim, ataques semelhantes ao desta sexta têm ocorrido na região, e militares paquistaneses têm refreado ações quase diariamente nos últimos anos.

A minoria xiita no Paquistão é alvo de militantes sunitas como o TTP (Tehreek-e-Taliban), conhecido como Talibã paquistanês –que não tem ligação com o homônimo que tomou o poder no Afeganistão no ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.