Miami Beach declara toque de recolher após tiroteios no spring break

Prefeito da cidade anuncia estado de emergência para tentar controlar multidões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do registro de ao menos dois tiroteios em meio ao período de festas do chamado spring break, as autoridades de Miami Beach, na Flórida, declararam, nesta segunda-feira (21), estado de emergência na cidade e o início de um período de toque de recolher noturno.

"Nós não pedimos pelo spring break, não o promovemos, não o encorajamos. Simplesmente suportamos —e, francamente, não é algo que queremos suportar mais", disse o prefeito Dan Gebler.

No spring break (pausa da primavera, em tradução literal), tradicionalmente realizado entre fevereiro e março, na primavera do hemisfério Norte, universidades americanas dão uma semana de férias para os estudantes. Os estudantes, então, costumam viajar em grupos numerosos para destinos litorâneos e fazem grandes festas.

Polícia de Miami Beach nas ruas durante o spring break
Polícia de Miami Beach nas ruas durante o spring break - Chandan Khanna - 15.mar.2022/AFP

Segundo Gebler, Miami Beach foi tomada nos últimos dias por "dezenas de milhares de pessoas", que criaram uma "multidão de jovens festeiros". No domingo (20) e nesta segunda, segundo o jornal The New York Times, houve registro de tiros na cidade, deixando pelo menos cinco pessoas feridas.

"[Foram] atos covardes, de pessoas aleatórias que vêm para cá e se comportam dessa forma", afirmou Alina Hudak, administradora da cidade —cargo paralelo ao de prefeito, apontado por uma comissão eleita pela população.

O toque de recolher vai começar a valer nesta quinta-feira (24), entre 0h01 e 6h da manhã, apenas para uma área específica na região de South Beach, onde se concentram diversos bares e restaurante. A restrição acaba após o fim de semana, na próxima segunda (28), mas as autoridades já consideram prorrogá-la.

A medida se soma a outras já anunciadas anteriormente, como a proibição da venda de álcool após 2h da manhã na parte sul da cidade e reforços nas forças de segurança.

Desde a metade de fevereiro, quando começou o spring break, nove policiais ficaram feridos em diversas ocorrências, afirmou o chefe da polícia, Richard Clements, que acrescentou ainda que cem armas foram confiscadas no mesmo período.

No ano passado, já durante a pandemia, a polícia de Miami Beach prendeu mais de mil pessoas durante essas festas. Na ocasião, a cidade também adotou estado de emergência e o toque de recolher.

Apesar de seu pequeno tamanho (tem apenas 90 mil habitantes, enquanto a vizinha Miami conta mais de 450 mil), o local se tornou um dos mais tradicionais destinos do spring break, reunindo multidões muito maiores do que as autoridades consideram razoável —e do que conseguem manter sob controle.

"Não fomos capazes de descobrir como impedir o spring break de acontecer", afirmou o prefeito. "Não o queremos, mas ele continua acontecendo."

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.