Terremoto de magnitude 7,3 no Japão mata 4 e gera alerta de tsunami em Fukushima

Incidente ainda deixou mais de 100 feridos; cerca de 2 milhões de famílias ficaram sem luz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters

Um forte terremoto com epicentro na região de ​Fukushima e magnitude 7,3 sacudiu a costa nordeste do Japão nesta quarta-feira (16), balançando prédios, deixando partes de Tóquio sem energia e provocando um alerta de tsunami. Ao menos quatro pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas (4 em estado grave), segundo autoridades locais.

O tremor, na mesma região devastada pelo terremoto de magnitude 9,1 que desencadeou um desastre nuclear há 11 anos, ocorreu à noite (manhã no Brasil), a uma profundidade de 60 quilômetros e a 57 quilômetros da costa, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Produtos caídos no chão em loja de convênia da cidade de Sendai, após terremoto no Japão - Jiji Press/AFP

Pouco depois das 23h36 locais (11h36 pelo horário de Brasília), um alerta para ondas de tsunami de um metro de altura foi emitido para partes da costa nordeste —já no começo da manhã de quinta, ainda noite de quarta no Brasil, o alerta foi suspenso.

Devido ao incidente, 2 milhões de residências tiveram a energia cortada, sendo 700 mil delas em Tóquio, informou a empresa de energia Tepco.

A companhia explicou em sua conta no Twitter que estava verificando as operações da usina nuclear de Fukushima, que há 11 anos, em 11 de março de 2011, entrou em colapso ao ser atingida por um tsunami que deixou 18,5 mil mortos e desaparecidos. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o governo está trabalhando para avaliar a extensão dos danos após o tremor —e que nas instalações nucleares não foram detectadas anormalidades.

Nenhum dano foi relatado em refinarias de petróleo na costa, disseram autoridades do governo.

As autoridades alertaram os moradores das províncias de Fukushima, Miyagi e Yamagata para esperarem réplicas (tremores secundários). O arquipélago japonês está localizado no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, que se estende pelo Sudeste Asiático e pela bacia do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica onde as placas tectônicas colidem.

Cerca de um quinto dos terremotos de magnitude 6 ou superior no mundo ocorre no Japão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.