Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Dois jornalistas da Fox News morrem em ataque na Ucrânia

Cinegrafista Pierre Zakrzewski e produtora ucraniana Oleksandra Kuvshinova foram atingidos nos arredores de Kiev

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A americana Fox News confirmou nesta terça-feira (15) a morte de dois profissionais ligados à emissora. O cinegrafista Pierre Zakrzewski e a produtora Oleksandra Kuvshinova estavam em um veículo que foi atingido por um ataque em Horenka, nos arredores de Kiev, na segunda (14).

Segundo comunicado da rede, os dois estavam ainda com outro jornalista, Benjamin Hall, que ficou ferido e está hospitalizado.

Veterano em coberturas em conflitos, Zakrzewski foi descrito por colegas da Fox News como um profissional com espírito positivo, energia ilimitada e faro para a notícia.

Pierre Zakrzewski, à esq., em foto sem data feita com colegas em frente a um hotel de Kiev
Pierre Zakrzewski, à esq., em foto sem data feita com colegas em frente a um hotel de Kiev - Divulgação Fox News/AFP

O cinegrafista morava em Londres e estava na Ucrânia desde fevereiro. No comunicado divulgado pela Fox News, a CEO Suzanne Scott afirmou que ele era um profissional versátil, que desempenhava os papéis de fotógrafo, editor e produtor com "paixão e talento incomparáveis".

"É com grande tristeza e coração pesado que compartilhamos a notícia nesta manhã sobre o nosso amado cinegrafista", afirmou Scott. "Pierre era um fotógrafo de zonas de guerra que cobriu praticamente todas as reportagens internacionais para a Fox News, do Iraque ao Afeganistão e à Síria. Sua paixão e talento como jornalista são sem igual."

O presidente e editor-executivo da Fox News, Jay Wallace, afirmou no mesmo comunicado que sempre tinha "uma sensação extra de segurança ao chegar a uma pauta e vê-lo com a câmera na mão". "O legado de seu espírito positivo, sua energia ilimitada e seu olho para a história vai continuar", completou.

A emissora enviou condolências à mulher do cinegrafista, Michelle, e ao restante da família. No Twitter, o jornalista da Fox John Roberts disse que trabalhou com Zakrzewski várias vezes ao redor do mundo. "Era um tesouro absoluto", escreveu.

O comunicado também lamentou a morte de Kuvshinova, conhecida como Sasha. Ucraniana, a jornalista de 24 anos tinha sido contratada para auxiliar profissionais da emissora em campo no país, produzindo reportagens e fazendo traduções. "Era uma profissional incrivelmente talentosa, que trabalhou semanas com nossa equipe, para que o mundo soubesse o que está acontecendo no país dela", escreveu Scott.

"Seu sonho era conectar as pessoas e contar suas histórias, e ela o realizou por meio do jornalismo."

A morte de Zakrzewski é a segunda registrada de um jornalista estrangeiro nesta guerra. No domingo (13), o americano Brent Renaud morreu após ter sido atingido por tiros ao passar por um posto de controle. Duas pessoas que estavam com ele ficaram feridas, entre os quais o jornalista Juan Diego Arredondo.

O ucraniano Ievhenii Skaum, operador de câmera de uma TV local, também morreu cobrindo o conflito.

Profissionais da Fox News em reportagem na Ucrânia durante a guerra no país. Na foto está a produtora Oleksandra 'Sasha' Kuvshinova, morta em ataque. Foto: Divulgação Fox News
Profissionais da Fox News em reportagem na Ucrânia durante a guerra no país. Na foto está a produtora Oleksandra 'Sasha' Kuvshinova - Divulgação Fox News
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.