Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Zelenski pede ajuda dos EUA para obter caças russos para combater Moscou

Presidente ucraniano participa de reunião por vídeo com senadores americanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, realizou uma reunião por vídeo com senadores dos Estados Unidos e pediu ajuda para conseguir caças para sua Força Aérea.

O líder ucraniano "fez um pedido desesperado para que países europeus providenciem aviões russos para a Ucrânia", disse Chuck Schumer, líder da maioria do Senado, sobre a reunião neste sábado (5).

Caça russo MiG-29, pertencente à Força Aérea de Belarus; é esse o modelo citado por Zelenski em reunião com senadores dos EUA - Vasily Fedosenko 23.set.2015/Reuters

"Farei tudo que eu puder para ajudar", completou o democrata, em um comunicado. Mais de 280 senadores estiveram presentes na conversa. Não está claro, porém, como Washington poderia auxiliar na transferência dessas aeronaves russas, que teriam que vir de países europeus que já disponham delas.

O avião que Zelenski tem em mente é o MiG-29, operado por dois países da Otan, a aliança militar do Ocidente, Polônia e Eslováquia, seus vizinhos. Antes da guerra, a Ucrânia tinha 37 desses modelos soviéticos, mais antigos do que as aeronaves em operação na Rússia.

A União Europeia já havia prometido financiar a entrega de caças para os ucranianos, mas a promessa esbarra em diversos desafios logísticos. Mesmo que pilotos de Kiev busquem os aviões, o risco de eles serem abatidos ao entrar no espaço aéreo é grande. Está fora de cogitação voarem com pessoal da Otan para não confrontar os russos diretamente e arriscar uma guerra maior.

Então os aparelhos deveriam ser desmontados parcialmente e embarcados em caminhões, mas isso pode ser identificado pelos serviços de vigilância russos, sujeitando comboios a um ataque aéreo.

Não se sabe quantos aviões Zelenski já perdeu na campanha de Putin. O ucraniano tinha insistido em criar uma zona de exclusão aérea para tentar proteger-se de bombardeios, mas a Otan rejeitou a ideia pelo mesmo problema: não poderia fazê-lo sem enfrentar em combate os russos.

Na reunião com os senadores dos EUA, Zelenski voltou a pedir que seja implementada a área de exclusão aérea. Senadores publicaram mensagens de apoio ao ucraniano após a conversa, como Marco Rubio e Lindsey Graham, ambos do Partido Republicano.

O líder da minoria, Mitch McConnell, também republicano, está trabalhando junto a Schumer para conseguir auxílios para a Ucrânia, afirmou uma fonte com conhecimento sobre a reunião. O pacote incluiria US$ 10 bilhões (mais de R$ 50 bilhões) em ajuda econômica, humanitária e de segurança.

No encontro com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba, reiterou o pedido de aviões e solicitou que aliados enviassem aparato de defesa anti-aérea. "Se eles continuarem a providenciar as armas necessárias, o preço será menor. Isso salvará muitas vidas."​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.