Descrição de chapéu América Latina Mercosul

Argentina suspende buscas por avião com brasileiros que sumiu na Patagônia

Operação não encontrou vestígios seis dias após aeronave perder contato com centrais de monitoramento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após seis dias de buscas pelo monomotor brasileiro que desapareceu na Argentina, as autoridades do país anunciaram nesta segunda-feira (11) a suspensão da operação.

Em nota, a Empresa Argentina de Navegação Aérea (Eana), ligado ao Ministério do Transporte, afirmou que, apesar dos esforços, não foi possível encontrar vestígios da aeronave nem de seus ocupantes.

Navio em operação de busca de aeronave com brasileiros que desapareceu na região da Patagônia - Reprodução - 8.abr.22/Empresa Argentina de Navegación Aérea no Twitter

O avião era um monomotor Van's Aircraft RV-10, de código PP-ZRT, e levava o empresário Antônio Carlos de Castro Ramos, da construtora catarinense ACCR, o médico Gian Carlo Nercolini e o advogado Mário Pinho.

A aeronave, que estava em situação regular segundo a Anac e pertencia ao empresário, havia decolado na última quarta (6) da cidade de El Calafate, no extremo sul da Argentina, com destino a Trelew, na costa norte de Chubut, mas perdeu contato com as centrais de monitoramento na altura de Bahía Bustamante, também localizada na província, segundo a Defesa Civil local.

A Eana, em sua nota, informa que a operação sob seu comando contou com o emprego das forças necessárias para o rastreio por céu, terra e mar, com a participação da Força Aérea, das Forças Armadas, do Exército e da Guarda Costeira da Argentina, além da Defesa Civil de Chubut e do Aeroclube Comodoro Rivadavia.

As autoridades regionais, segundo a Eana, continuarão "em estado de alerta".

O monomotor modelo RV-10
O monomotor modelo RV-10 - Wikimedia Commons/Reprodução

A polícia marítima argentina foi acionada para auxiliar na procura, tendo enviado um helicóptero para a região. As buscas sofreram com o mau tempo e chegaram a ser suspensas devido a tempestades.

Os brasileiros estavam na Argentina para um festival de aeronaves que ocorreu em Comodoro Rivadavia, cidade mais populosa de Chubut. De sexta (1º) até domingo (3), a cidade sediou o evento Comodoro Vuela (Comodoro Voa, em português), realizado no aeroclube da localidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.