Descrição de chapéu
Mevlüt Çavusoglu

Brasil e Turquia podem aprofundar ainda mais cooperação bilateral

Países estão bem posicionados para transformar crise gerada pela pandemia em oportunidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mevlüt Çavusoglu

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia

A Turquia e o Brasil, como dois importantes atores nas suas respectivas regiões e além, sempre desfrutaram de relações cordiais desde o estabelecimento de suas relações diplomáticas, há dois séculos.

No mundo globalizado de hoje, esses laços profundamente enraizados intensificaram-se e aproximaram-nos mais do que nunca. De fato, a parceria estratégica estabelecida entre os dois países em 2010 constitui um exemplo de que as distâncias geográficas não são um obstáculo à cooperação para países que partilham valores, princípios e aspirações na busca da democracia, da paz global e da estabilidade.

Público faz refeição em comemoração ao Ramadã em Istambul; ao fundo, a mesquita Hagia Sophia - Murad Sezer -15.abr.2022/Reuters

Assim, estou feliz de retornar ao Brasil, desta vez para copresidir com meu colega, o ministro Carlos França, a 4ª reunião da Comissão de Cooperação de Alto Nível, um mecanismo que tem sido uma das principais plataformas em que revemos as nossas relações bilaterais em todas as suas dimensões.

Além das ótimas relações bilaterais, hoje a Turquia e o Brasil cooperam em plataformas internacionais como a ONU, o G20 e, mais recentemente, a OCDE. Estamos muito contentes pelo Conselho da OCDE ter convidado o Brasil, em janeiro de 2022, a iniciar o processo para adesão formal à organização. Acreditamos que a adesão do Brasil e a sua contribuição irão reforçar ainda mais esta organização.

Acredito que a minha visita ao Brasil desta vez acontece num momento muito importante, uma vez que todos nos esforçamos para eliminar os efeitos negativos da pandemia, que teve um pesado impacto na economia global.

De fato, a pandemia que sofremos nos últimos dois anos nos fez passar por tempos muito difíceis. Mas também nos tornou mais fortes e mais sábios. Por um lado, nos fez perceber a importância de diversificar as nossas relações econômicas e não depender apenas de alguns países para transações econômicas.

Acredito que o Brasil e a Turquia são dois dos países mais bem posicionados para transformar essa crise numa oportunidade para as suas relações e moldar um futuro melhor para os seus povos, aprofundando e diversificando ainda mais a sua cooperação.

De fato, estamos felizes por constatar que o volume do comércio bilateral entre a Turquia e o Brasil já atingiu quase US$ 5 bilhões. O crescimento que alcançamos no nosso volume comercial em 2021, apesar da pandemia, é resultado tanto da forte vontade política da liderança dos dois países como dos esforços inestimáveis dos nossos círculos comerciais. Esperamos agora aumentar e diversificar o nosso comércio e os nossos investimentos, bem como a nossa cooperação técnica.

A esse respeito, a Turquia e o Brasil têm grandes semelhanças nos potenciais que possuem. Para além dos nossos traços econômicos complementares, a semelhança mais marcante é o nosso dinamismo. Tal como está escrito na bandeira do Brasil, o progresso é essencial para nós também. E isso nos torna mais confiantes para o que podemos e iremos conseguir no futuro.

Neste ano e no próximo teremos uma oportunidade especial de melhorar as nossas relações culturais. De fato, neste ano celebra-se o bicentenário da fundação do Brasil e no próximo ano celebraremos o centenário da fundação da República da Turquia. Juntos, organizaremos muitos eventos culturais e acadêmicos que irão aproximar os nossos povos nestes dois anos.

Uma outra área que aproxima os nossos povos é o turismo. Com o fim da pandemia, esperamos ter um número recorde de pessoas visitando ambos os países. Com a sua bela natureza e rica cultura, o Brasil tem sem dúvida um potencial muito grande no turismo internacional. Como outro principal destino turístico do mundo nas últimas décadas, a Turquia está pronta para aprofundar a sua cooperação com o Brasil.

Em conclusão, existe uma vasta gama de áreas onde podemos e devemos cooperar de forma mais intensa em benefício dos nossos povos. Além das questões bilaterais, acreditamos que os nossos dois países, trabalhando em conjunto, podem também fazer uma diferença positiva em questões globais.

Estamos atravessando tempos imensamente difíceis em termos de paz e segurança internacionais, como é evidente pela trágica Guerra da Ucrânia e os nossos países, com as suas vastas experiências e capacidades, podem acrescentar valor à forma como abordamos essas questões de interesse comum.

A Turquia está pronta e disposta a estabelecer uma parceria com o Brasil nesse sentido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.