Descrição de chapéu jornalismo

Colunista da Folha reproduz conteúdo de vídeo de site americano

Texto de André Liohn é semelhante a roteiro de reportagem da Vox e usa 65% do roteiro original em inglês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O colunista da Folha André Liohn, fotógrafo que nos últimos meses se dedica a documentar a Guerra da Ucrânia, reproduziu, sem citar a referência original, o texto de um vídeo do site americano Vox em sua última coluna. Tanto o texto quanto o vídeo tratam do significado da letra Z, usada pelo governo russo como símbolo e propaganda no conflito.

O material da Vox, plataforma de mídia que se propõe a explicar temas do noticiário, foi publicado em 21 de abril e tem, até a noite desta terça (26), 1,9 milhão de visualizações no YouTube. A coluna de Liohn foi publicada às 7h desta terça no site do jornal.

O texto apresenta a mesma argumentação, encadeia frases de forma semelhante e usa traduções literais da reportagem americana. Não há nenhuma informação substancial na coluna que não esteja no roteiro —uma comparação indica que, do original em inglês, cerca de 65% do conteúdo foi traduzido e transcrito por Liohn.

Além de listar os mesmos exemplos e usar estrutura parecida de ideias em relação ao vídeo do canal, o fotógrafo usa citações, sem mencionar a fonte, de dois pesquisadores (Aglaia Snetkov e Kiril Avramov) que deram entrevistas aos jornalistas americanos.

A semelhança entre o texto de Liohn e o roteiro da Vox foi apontada à Folha por um leitor, que escreveu ao ombudsman.

Procurado nesta terça, o fotógrafo disse que errou ao não mencionar o vídeo original e atribuiu o episódio a um descuido que teria ocorrido por falta de tempo para enviar o texto à Redação em meio à cobertura do conflito.

Liohn está na Ucrânia praticamente desde o começo da guerra —ele fez um intervalo de cerca de 20 dias, no qual voltou para casa, até retornar ao front na semana passada. Desta vez, não está no país para cobrir o conflito pela Folha, como esteve em março, mas manteve a periodicidade de sua coluna, publicada às terças-feiras no site do jornal.

"Estudo vários assuntos relacionados às peculiaridades do conflito. Um deles, que tem me interessado muito e que foi tema de outros textos, é a questão do jornalismo e da propaganda, como [Volodimir] Zelenski e [Vladimir] Putin se manifestam", disse, acrescentando que a simbologia do Z pelo lado russo faz parte dessas análises.

O fotógrafo está atualmente em Kharkiv, no leste do país.

"Nesta semana, não tive tempo de sentar e me dedicar à coluna, como fiz nas outras. Das tantas pesquisas que fiz, achei que o vídeo é interessante por explicar o que está acontecendo, então usei-o, realmente", afirmou. Para exemplificar que o caso foi um descuido, lembrou que já citou livros e quadros em suas colunas.

Fotojornalista especializado em coberturas de guerra e ganhador da medalha Robert Capa, Liohn já havia feito reportagens para a Folha antes da Guerra da Ucrânia, sobre crises migratórias na América Latina e na África e o começo do surto de Covid-19 na Itália.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.