Descrição de chapéu China Ásia

Desabamento de prédio na China deixa quase 40 desaparecidos

Edifício de oito andares colapsou em Changsha, e operação de resgate segue

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | AFP

Ao menos 39 pessoas estão desaparecidas, e 18, presas nos escombros de um prédio de oito andares que desabou nesta sexta-feira (29) em Changsha, na província de Hunan, na China, segundo a imprensa estatal do país. A operação de resgate seguia em andamento às 23h30 no horário local (12h30 em Brasília).

Não está claro se as autoridades consideram a possibilidade de as pessoas não localizadas estarem sob os escombros. "Estamos avaliando a situação dos desaparecidos", disse o prefeito Zheng Jianxin.

Prédio de oito andares que desabou em Changsha, na província de Hunan, na China
Prédio de oito andares que desabou em Changsha, na província de Hunan, na China - CNS - 29.abr.22/AFP

Wang Yong, alto funcionário do Partido Comunista, foi enviado ao local para coordenar o resgate, afirma um comunicado oficial divulgado neste sábado, o que pode ser um indício da gravidade do desastre.

O complexo imobiliário abrigava um cinema, um hotel e apartamentos. Até o momento, não foi anunciada nenhuma morte, e as autoridades afirmaram que cinco pessoas foram resgatadas durante a noite.

Imagens publicadas pela imprensa chinesa mostram o teto desabado, móveis e aparelhos de ar condicionado entre os escombros e as equipes de resgate tentando se comunicar com as pessoas presas. Para abrir o caminho, os socorristas usam serras circulares.

Alguns feridos foram carregados em macas por um beco estreito, enquanto cães farejadores procuravam sinais de vida. Ainda não está claro o motivo do desabamento, que está sendo investigado, mas moradores fizeram mudanças de diferentes níveis na estrutura, de acordo com a imprensa estatal.

O dirigente chinês, Xi Jinping, ordenou uma apuração exaustiva sobre a causa da tragédia e pediu que as vítimas sejam procuradas a "qualquer preço", destacou a mídia chinesa.

Tragédias deste tipo são frequentes na China, devido às violações das normas de segurança. Em janeiro, uma explosão provocada por um suposto vazamento de gás provocou o desabamento de um edifício na cidade de Chongqing, a 1.700 km de Xangai, acidente que deixou mais de dez mortos.

Em junho de 2021, uma explosão numa área residencial matou 25 pessoas na província de Hubei, e 18 pessoas morreram num incêndio em uma escola de artes marciais. Todas as vítimas eram alunos do local.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.