Descrição de chapéu oriente médio

Drone mostra ceia de Ramadã em meio a ruínas da guerra na Síria

Refeição com 600 famílias foi organizada por entidade na província de Aleppo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Imagens captadas por um drone mostram uma cena comovente na Síria: centenas de pessoas reunidas para quebrar o jejum do Ramadã em meio a prédios totalmente destruídos pela guerra civil.

A refeição do Iftar, realizada após o pôr do sol durante o mês sagrado para os muçulmanos, foi organizada por uma entidade beneficente na cidade de Tadif, zona rural da província de Aleppo, no norte do país.​

A região é uma das mais atingidas pelo conflito, que se arrasta há 11 anos e já deixou 500 mil mortos, além de milhões de refugiados e deslocados internos. As imagens mostram mesas enfileiradas no meio dos escombros, em que 600 famílias compartilham a refeição com prato principal, leite, doces e bebidas.

Refeição de quebra de jejum do Ramadã em cidade destruída no norte da Síria - Bakr Alkasem/AFP

Muçulmanos celebram o Ramadã porque, segundo o Islã, foi nesse período que Deus revelou o Alcorão a Maomé. A comemoração envolve o jejum do nascer ao pôr do sol. Eles deixam de beber água, comer, fumar e ter relações sexuais, entre outras abstenções, para se lembrar do sofrimento dos demais.

O Ramadã inclui também uma série de práticas sociais. A refeição antes do início do dia e a quebra do jejum quando anoitece são momentos de confraternização. Também é comum passar a noite na rua, festejando e rezando, ou dormir nos arredores das mesquitas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.