Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Guerra na Ucrânia: Quem são os aliados da Rússia de Putin

Leia edição da newsletter da Folha exclusiva sobre o conflito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Guerra na Ucrânia. Quer recebê-la no seu ​email? Inscreva-se abaixo.

Vladimir Putin foi o vencedor das eleições do fim de semana na Europa. Cada vez mais pressionado pela comunidade ocidental, que ampliou as sanções econômicas e ameaça levar a invasão da Ucrânia aos tribunais, o líder russo não era um candidato, mas viu a recondução de dois aliados em um momento crucial de soma de forças.

O primeiro deles é o premiê húngaro Viktor Orbán, eleito no domingo para seu quinto mandato. Próximo de Putin, com quem compartilha visões ideológicas, o ultradireitista reafirmou seu alinhamento no discurso de oficialização do resultado. Citou o ucraniano Volodimir Zelenski como um de seus oponentes —assim como a União Europeia.

A Hungria integra o bloco europeu —onde vem sendo alvo de retaliações por violações do Estado de direito— e também a Otan, aliança militar liderada pelos EUA. Em relação à guerra na Ucrânia, caminha entre o Ocidente e Putin, condenando a invasão ao mesmo tempo em que afaga o mandatário russo e defende que as sanções contra o país não se estendam.

  • O país votou a favor das sanções econômicas aprovadas pela UE para a Rússia, mas é contra medidas que afetem importações de petróleo e gás russos;

  • Orbán se manifestou contra o envio de armamentos do Ocidente à Ucrânia e não autorizou a passagem dessas cargas por seu país.

Mediação: nesta quarta (6), o premiê húngaro conversou com Putin e ofereceu Budapeste como sede para um novo encontro com a Ucrânia para negociar um cessar-fogo.

Viktor Orbán e Vladimir Putin participam de entrevista coletiva em Moscou, em fevereiro
Viktor Orbán e Vladimir Putin participam de entrevista coletiva em Moscou, em fevereiro - Mikhail Klimentyev - 1º.fev.2022/Kremlin/Reuters

Outro que foi parabenizado por Putin no domingo foi Aleksandar Vucic, reeleito presidente da Sérvia com 60% dos votos. O país mantém laços militares com Moscou e é dependente do gás russo, razão pela qual se opõe a sanções.

No mapa europeu de apoios, o Kremlin tem em Belarus seu principal aliado.

  • O regime de Aleksandr Lukashenko realizou exercícios militares com Moscou antes da invasão e foi incluído nas sanções do Ocidente;

  • O país votou contra duas resoluções da ONU que condenaram o ataque —junto com a própria Rússia, a Coreia do Norte, a Eritreia e a Síria.

Na América Latina, o líder russo recebeu aceno da Venezuela. Pouco mais de uma semana após a invasão do território ucraniano, o ditador Nicolás Maduro conversou com Putin por telefone sobre expandir uma parceria estratégica entre seus países e expressou apoio na guerra.

Entenda: Caracas, também alvo de sanções internacionais, critica a atuação dos EUA e culpa o país e seus aliados por uma campanha de desinformação.

Putin conta com a ajuda da China —como tratamos aqui, numa edição da newsletter. Pequim adota uma postura dúbia e deve ser a principal beneficiada de um eventual isolamento econômico da Rússia.

Não se perca

Como está a distribuição de apoios entre países no contexto da guerra na Ucrânia?

A Economist Intelligence Unit, braço de pesquisa da revista britânica The Economist, mapeou a situação. Apresentamos aqui as conclusões:

  • 36% da população mundial vive em países que condenam a ação da Rússia. O bloco é liderado por EUA e União Europeia e inclui Canadá, Japão, Austrália e países tradicionalmente neutros como Suíça, Finlândia e Suécia;

  • 32% vivem em nações onde o governo apoiou as ações da Rússia ou deu declarações favoráveis ao país invasor, como Síria, Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Nicarágua e, em gradação menor (pelo discurso oficial de neutralidade), a China;

  • Quase um terço da população vive em locais que até agora se declararam neutros, como Índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Segundo a Economist, uma parte significativa desse grupo tenderia a se alinhar à Rússia caso as tensões se agravarem.

O que aconteceu nesta quarta (6)

Imagem do dia

O papa Francisco segura bandeira da Ucrânia durante cerimônia no Vaticano, em que condenou ‘massacre em Butcha’ e afirmou: ‘Parem esta guerra’
O papa Francisco segura bandeira da Ucrânia durante cerimônia no Vaticano, em que condenou ‘massacre em Butcha’ e afirmou: ‘Parem esta guerra’ - Remo Casilli/Reuters

O que ver e ouvir para se manter informado

Podcast analisa as consequências da descoberta de corpos de civis na Ucrânia e um vídeo mostra a mobilização de ONGs e famílias para abrigar animais de estimação na guerra:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.