Descrição de chapéu União Europeia

Macron é alvo de tomates em primeiro evento público após reeleição na França

Presidente foi protegido por seguranças; ele já havia levado tapa e ovada no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

Manifestantes jogaram tomates na direção do presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (27), durante uma visita a um mercado em Cergy, nas proximidades de Paris, mas ele não foi atingido.

Este foi o primeiro compromisso público do líder francês desde sua reeleição, no último domingo (24).

O francês foi alvo da "tomatada" enquanto conversava com moradores da área. Assim que os primeiros frutos foram atirados, a equipe de segurança do presidente reagiu e protegeu a cabeça dele.

Emmanuel Macron (no centro) durante visita a moradores de Cergy - Benoit Tessier/AFP

Um guarda-chuva foi aberto na sequência, e Macron foi levado para uma área coberta do mercado, segundo o jornal Le Parisien. No ano passado, o presidente francês já havia levado um tapa no rosto e sido atingido por um ovo —que não quebrou—, em visitas a cidades do interior do país.

No domingo, Macron derrotou Marine Le Pen, candidata da extrema direita, numa votação de segundo turno em que a abstenção foi de 28%, uma das mais elevadas nas últimas décadas.

O primeiro mandato dele foi marcado por crises —protestos sociais, como os dos "coletes amarelos", uma pandemia com milhões de pessoas confinadas e o retorno da guerra na Europa com a invasão russa da Ucrânia— que transformaram a França que ele assumiu em 2017.

Um dos principais desafios em seu segundo mandato será unir a França após as eleições e obter apoio das classes mais populares, que preferiram outros candidatos ou se abstiveram do voto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.