Descrição de chapéu Coronavírus China Ásia

Xangai não registra novos casos de Covid fora de área com 4 mi de confinados

Maior cidade da China alcança marca importante no combate ao coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xangai e Pequim | Reuters

Xangai afirmou neste sábado (30) não ter detectado novos casos de Covid fora das áreas de quarentena, um marco no esforço para conter o vírus e que acabou paralisando a cidade de 25 milhões de habitantes.

Na capital Pequim, as ruas estavam silenciosas no início do feriado de cinco dias do Dia do Trabalho, um dos principais para o turismo do país, com o receio de que as autoridades impusessem novas restrições.

Homem se submete a teste para detecção da Covid em Xangai, na China, neste sábado (30)
Homem se submete a teste para detecção da Covid em Xangai, na China, neste sábado (30) - Aly Song/Reuters

"Você olha para uma cidade que costumava estar lotada e que está vazia. E você se pergunta como essas pessoas conseguem sobreviver", disse Li, 35, que trabalha no setor financeiro em Pequim, chorando.

Em Xangai, maior cidade da China, cenas de casas e prédios cercados para impedir a saída dos moradores ganharam as manchetes no momento em que muitos países estão aprendendo a conviver com o vírus.

A China mantém uma política de "Covid zero" para tentar erradicar a doença, levando a um sentimento de frustração, especialmente em Xangai, onde muitos moradores, confinados há mais de um mês, manifestaram rara oposição —ao menos publicamente— aos rígidos protocolos do governo.

Se funcionar, a campanha será uma vitória para o líder chinês, Xi Jinping, em um ano em que ele tentará garantir o terceiro mandato. Se não houve registro de novos casos fora das áreas de quarentena na sexta, foram 108 na quinta. Quanto às mortes, foram 47 em Xangai nesta sexta, e 52 no dia anterior.

Autoridades informaram neste sábado haver 16 mil áreas isoladas na cidade, com mais de 4 milhões de pessoas impedidas de sair de casa. "O controle epidêmico e preventivo ainda está em estado crítico, e as pessoas precisam fortalecer os cuidados", disse Zhao Dandan, vice-diretor da comissão de saúde local.

O esforço para conter a variante ômicron, altamente transmissível, teve um alto custo para a economia do país, com as cadeias logísticas prejudicadas pelas restrições. Autoridades de Xangai, que dizem estar ansiosas para que as fábricas retomem o trabalho, afirmaram que mais de 80% das 666 empresas priorizadas reiniciaram a produção. Uma nova lista com 1.188 empresas também foi elaborada.

Alguns observadores dizem que as autoridades têm sido menos rigorosas com os testes nos últimos dias. O governo de Pequim, porém, insiste que o morador deve informar o resultado de seu exame antes de frequentar locais públicos ou usar o transporte público. Além disso, parques e lugares de lazer da capital só podem operar com metade da capacidade durante o feriado. O serviço de restaurantes, por outro lado, estará suspenso entre os dias 1º e 4 de maio, disse um funcionário do departamento de comércio local.

A estimativa é que 46 cidades sob confinamento total ou parcial, afetando 343 milhões de pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.