Do papa a LeBron, veja repercussão do massacre a tiros em escola no Texas

Atirador matou 19 crianças e dois adultos em cidade perto da fronteira com México

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Personalidades lamentaram o ataque a tiros em Uvalde, no Texas, que deixou 21 pessoas mortas —19 crianças e dois adultos—, no pior massacre em uma instituição infantil nos EUA em quase dez anos.

O ataque foi realizado por Salvador Ramos, 18, que sofreu bullying na adolescência e comprou armas dias antes de cometer o crime —ele foi morto pela polícia. O caso gerou revolta nos Estados Unidos e mais pedidos de medidas firmes para evitar novos massacres. Líderes mundiais, esportistas e celebridades comentaram o ataque e o acesso às armas no país. Veja abaixo algumas das declarações.

Mulher chora e é consolada por homem após ataque a tiros em escola do Texas, nos EUA
Mulher chora e é consolada por homem após ataque a tiros em escola do Texas, nos EUA - Marco Bello - 24.mai.2022/Reuters

Joe Biden, presidente dos EUA

"Estou cansado disso. Por que estamos dispostos a viver com essa carnificina? Por que continuamos deixando isso acontecer? Quantas crianças testemunharam o que aconteceu e viram seus amigos morrerem como se estivessem em um campo de batalha? Os pais também nunca mais serão os mesmos. Perder um filho é como ter um pedaço de sua alma arrancado."

Papa Francisco

O papa Francisco disse que está com o "coração partido" pelo massacre na escola. Ele pediu controles mais rígidos no acesso a armas para que essas tragédias "nunca mais aconteçam". "É hora de dizer basta à circulação indiscriminada de armas. Rezo pelas crianças e pelos adultos mortos e por suas famílias."

Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia

"Profundamente triste com a notícia do assassinato de crianças inocentes no Texas. Presto minhas sinceras condolências às famílias das vítimas e ao povo dos EUA. O povo da Ucrânia compartilha a dor dos parentes e amigos das vítimas e de todos os americanos", escreveu o político em uma rede social.

Emmanuel Macron, presidente da França

"Dezenove vítimas tinham menos de dez anos de idade. Crianças e professores foram assassinados em um ataque covarde em uma escola no Texas. Compartilhamos o choque e a dor do povo americano e a raiva daqueles que lutam para acabar com a violência", escreveu ele em uma rede social.

Steve Kerr, técnico do Golden State Warrior

Kerr se recusou a falar sobre basquete durante uma entrevista coletiva e se disse frustrado com a crescente violência armada nos EUA. Ele também pediu controle de armas após o massacre. "Quando é que vamos fazer algo? Estou tão cansado de vir aqui e oferecer condolências para as famílias devastadas. Estou cansado do silêncio", disse ele, que deixou a sala com repórteres sem se despedir.

LeBron James, astro do basquete americano

"Meus pensamentos e orações vão para as famílias dos entes queridos perdidos e feridos em Uvalde, no Texas. [...] São crianças, e continuamos colocando-as em perigo na escola."

Gavin Newsom, governador da Califórnia e membro do Partido Democrata

"Outro ataque a tiros. E o Partido Republicano não fará nada sobre isso. O que diabos somos se não conseguimos manter nossas crianças seguras? Isso pode ser prevenido. Nossa inação é uma escolha."

Ken Paxton, procurador-geral do Texas

"Agentes geralmente não conseguem chegar a tempo para conter um ataque. Temos que fazer mais coisas nas escolas, ter pessoas no local treinadas para reagir", disse ele ao canal Newsmax.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.