Descrição de chapéu África imigrantes

Mais de 70 imigrantes desaparecem em naufrágio na Tunísia

Um corpo foi encontrado e 24 pessoas se salvaram; barco inflável saiu da Líbia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Túnis (Tunísia) | AFP

Mais de 70 migrantes que saíram da Líbia com o objetivo de chegar ao continente europeu desapareceram após um naufrágio na costa da Tunísia, informou nesta quarta-feira (25) a Guarda Nacional do país.

O barco inflável, que levava cerca de cem pessoas, partiu na madrugada de segunda (23) e naufragou na altura de Sfax, no centro-leste da Tunísia. A Guarda Costeira e a Marinha encontraram um corpo e salvaram 24 pessoas, mas as demais estão desaparecidas, disse o porta-voz Houcem Eddin Jebabli.

Segundo ele, as pessoas que viajavam na embarcação são procedentes de países asiáticos e africanos.

Embarcação com cem migrantes naufragou na costa da Tunísia
Embarcação com cem migrantes naufragou na costa da Tunísia - Reprodução/Twitter/OIM Tunísia

Na terça-feira, a Marinha da Líbia já havia anunciado que quatro migrantes que tentavam chegar à Europa morreram e três estavam desaparecidos após a embarcação em que estavam naufragar no oeste do país.

Depois da queda do regime do ditador Muammar Gaddafi, em 2011, a Líbia passou a integrar a rota que milhares de migrantes da África subsaariana, de países árabes e do sul da Ásia utilizam para tentar chegar à Europa, em uma tentativa de alcançar a costa da Itália, que fica a 300 quilômetros de distância.

Muitos deles estão bloqueados na Líbia, denunciada com frequência por organizações humanitárias pelos maus-tratos que reserva a esses migrantes. Desde o início do ano, 6.340 migrantes foram interceptados e devolvidos ao país, de acordo com a OIM (Organização Internacional para as Migrações).

Pelo menos 129 pessoas morreram tentando chegar à Europa e 459 estão desaparecidas, ou seja, provavelmente morreram, segundo os dados mais recentes do órgão ligados às Nações Unidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.