Descrição de chapéu América Latina

Mais velho do mundo, venezuelano que bebe aguardente todo dia faz 113 anos

Juan Vicente Perez Mora está bem de saúde e tem apenas pressão levemente alta e problemas de audição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San José de Bolívar (Venezuela) | Reuters

O venezuelano Juan Vicente Perez Mora, declarado a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records na semana passada, completará 113 anos nesta sexta-feira (27).

Ele, que toma um copo de aguardente todos os dias, tem 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos, afirmou o Guinness em nota à imprensa.

O venezuelano Juan Vicente Mora, declarado o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, em sua casa em San Jose de Bolívar
O venezuelano Juan Vicente Mora, declarado o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, em sua casa em San Jose de Bolívar - Carlos Eduardo Ramirez/Reuters

Apesar da pressão arterial ligeiramente elevada e problemas de audição devido à idade, Perez Mora está muito bem de saúde e não toma medicação, afirmou Enrique Guzmán, médico de uma clínica em San José de Bolívar, no estado de Táchira.

"Ele me parece totalmente bem", disse Guzmán.

Perez Mora tornou-se o homem mais velho do mundo depois que Saturnino de la Fuente García, nascido em 11 de fevereiro de 1909, na Espanha, morreu em janeiro, com 112 anos e 341 dias.

Conhecido como "El Pepino", ele faleceu a apenas 24 dias do seu 113º aniversário, divulgou a publicação à época. Nascido em León, ele foi casado e teve sete filhas. Seu segredo de longevidade era viver "sem machucar ninguém".

No mês passado também morreu Kane Tanaka. A japonesa tinha 119 anos e faleceu na região de Fukuoka. Segundo as autoridades locais, ela tinha uma saúde relativamente boa até recentemente e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro, de resolver problemas matemáticos, tomar refrigerante e comer chocolate.

O livro dos recordes a certificou como a pessoa mais velha do mundo em 2019. Na ocasião, perguntada sobre em que momento da vida havia sido mais feliz, ela respondeu: "Agora".

A pessoa viva mais velha verificada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.