Passageiro sem experiência pousa avião na Flórida após piloto ficar incapacitado

Homem recebeu instruções de controlador de tráfego aéreo; Administração Federal de Aviação dos EUA investiga o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um passageiro sem experiência de voo conseguiu nesta terça (10) pousar uma aeronave Cessna 208 no aeroporto de Palm Beach, na Flórida, após o piloto ficar sem condições de conduzir o avião.

Áudio divulgado pelo site Live Air Traffic mostra o passageiro, que não teve a identidade revelada, avisando a torre de controle o que havia acontecido e que não sabia pilotar o monomotor. "Meu piloto ficou confuso, e eu não tenho ideia de como conduzir o avião."

O monomotor Cessna 208, modelo semelhante ao do caso na Flórida
O monomotor Cessna 208, modelo semelhante ao do caso na Flórida - FlugKerl2/Creative Commons

Um controlador de tráfego aéreo passou a fornecer instruções de como pousar a aeronave, orientando o passageiro a manter as asas niveladas e a "empurrar os controles para frente, descendo a uma velocidade bem lenta". "Estamos tentando localizá-lo."

Durante a conversa de 10 minutos, o passageiro também disse não saber a área que o avião sobrevoava. "Vejo a costa da Flórida à minha frente, mas não faço ideia", afirmou.

O experiente controlador de tráfego aéreo que o guiou, Robert Morgan, relatou à WPBF, afiliada local da rede ABC, que nunca havia pilotado uma aeronave daquele modelo. Para passar as instruções, ele buscou imagens da cabine de pilotagem na internet.

"Eu só sabia que tinha que mantê-lo calmo, guiá-lo até a pista e dizer como reduzir a potência para que ele pudesse descer e pousar corretamente", relatou Morgan. "Antes que eu percebesse, ele disse: 'Estou no chão, como faço para desligar essa coisa?'."

Obter permissão para atuar como piloto privado de monomotores requer pelo menos 40 horas de voo, de acordo com as leis federais de aviação dos Estados Unidos. O modelo Cessna 208 pode ser usado para transportar passageiros e cargas, bem como pousar na água.

A Administração Federal de Aviação dos EUA disse à CNN que está investigando o caso, acrescentando que a condição do piloto, que teria tido um "possível problema médico", não foi divulgada.

Em outro trecho do áudio, um outro operador de tráfego aéreo conta a um piloto da companhia American Airlines prestes a decolar na Carolina do Norte que o passageiro conseguiu realizar o pouso. "Você disse que os passageiros pousaram a aeronave?", responde ele. "Meu deus. Ótimo trabalho."

A CNN publicou um vídeo que mostra o momento em que a aeronave pousa no aeroporto de Palm Beach.

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.