Após cancelar vários compromissos devido a problemas de saúde nos últimos meses, a rainha Elizabeth 2ª foi na noite deste domingo (15) a um evento que marcou a primeira celebração de seu Jubileu de Platina e que tinha entre os convidados estrelas como os atores Tom Cruise e Helen Mirren.
Com um xale cinza, a monarca de 96 anos saiu de seu automóvel Range Rover sob aplausos da multidão e caminhou com a ajuda de uma bengala para acompanhar o espetáculo equestre "A Gallop Through History" (um galope pela história), que teve a participação de 500 cavalos e 1.300 artistas.
O evento, no castelo de Windsor, contou, ainda, com a apresentação de cantores como Gregory Porter. "Ela é uma mulher que admiro muito", disse Cruise, antes do evento. "Ela é alguém que tem uma dignidade tremenda, e eu admiro sua devoção. O que ela conquistou foi histórico."
O espetáculo é parte da competição Windsor Horse Show, que a rainha visitou na sexta, e antecipa os festejos pelas sete décadas de reinado, marcados para o período de 2 a 5 de junho, em todo Reino Unido.
Elizabeth foi vista em público em poucas ocasiões após passar uma noite no hospital, em outubro, devido a uma doença não especificada. Assim, desde a internação, a primeira desde 2013, problemas de mobilidade levaram a monarca a cancelar a presença em grandes eventos.
No final de fevereiro, a infecção pelo coronavírus voltou a suspender os compromissos da rainha por cerca de dez dias —de acordo com o Palácio de Buckingham, ela apresentou apenas sintomas leves da doença. No anúncio do diagnóstico de Covid, a previsão era de que Elizabeth mantivesse uma agenda leve, mas foi preciso adiar os eventos marcados conforme os sintomas persistiam.
Em 10 de maio, ela faltou ao tradicional "discurso do trono" no Parlamento, do qual só não havia participado em duas ocasiões durante os 70 anos de reinado, a última das quais em 1963, quando estava grávida. Dessa maneira, pela primeira vez a rainha foi substituída no ato institucional pelo príncipe Charles, o herdeiro de 73 anos, um passo importante na transição progressiva das funções monárquicas.
O comentarista do evento deste domingo, Omid Djalili, fez piada e agradeceu à rainha por ter escolhido o evento, não a abertura do ano parlamentar, para a primeira aparição pública desde 29 de março.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.