Rainha Elizabeth 2ª vai de bengala a evento com Tom Cruise e 500 cavalos

Monarca foi ao primeiro espetáculo do Jubileu de Platina no domingo, após desmarcar compromissos por problemas de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Após cancelar vários compromissos devido a problemas de saúde nos últimos meses, a rainha Elizabeth 2ª foi na noite deste domingo (15) a um evento que marcou a primeira celebração de seu Jubileu de Platina e que tinha entre os convidados estrelas como os atores Tom Cruise e Helen Mirren.

Com um xale cinza, a monarca de 96 anos saiu de seu automóvel Range Rover sob aplausos da multidão e caminhou com a ajuda de uma bengala para acompanhar o espetáculo equestre "A Gallop Through History" (um galope pela história), que teve a participação de 500 cavalos e 1.300 artistas.

A rainha Elizabeth, de bengala, ao chegar para o evento 'A Gallop Through History, no castelo de Windsor
A rainha Elizabeth, de bengala, ao chegar para o evento 'A Gallop Through History, no castelo de Windsor - Steve Parsons - 15.mai.22/AFP

O evento, no castelo de Windsor, contou, ainda, com a apresentação de cantores como Gregory Porter. "Ela é uma mulher que admiro muito", disse Cruise, antes do evento. "Ela é alguém que tem uma dignidade tremenda, e eu admiro sua devoção. O que ela conquistou foi histórico."

O espetáculo é parte da competição Windsor Horse Show, que a rainha visitou na sexta, e antecipa os festejos pelas sete décadas de reinado, marcados para o período de 2 a 5 de junho, em todo Reino Unido.

Elizabeth foi vista em público em poucas ocasiões após passar uma noite no hospital, em outubro, devido a uma doença não especificada. Assim, desde a internação, a primeira desde 2013, problemas de mobilidade levaram a monarca a cancelar a presença em grandes eventos.

No final de fevereiro, a infecção pelo coronavírus voltou a suspender os compromissos da rainha por cerca de dez dias —de acordo com o Palácio de Buckingham, ela apresentou apenas sintomas leves da doença. No anúncio do diagnóstico de Covid, a previsão era de que Elizabeth mantivesse uma agenda leve, mas foi preciso adiar os eventos marcados conforme os sintomas persistiam.

O ator Tom Cruise chega para evento do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth em Windsor - Henry Nicholls/Reuters

Em 10 de maio, ela faltou ao tradicional "discurso do trono" no Parlamento, do qual só não havia participado em duas ocasiões durante os 70 anos de reinado, a última das quais em 1963, quando estava grávida. Dessa maneira, pela primeira vez a rainha foi substituída no ato institucional pelo príncipe Charles, o herdeiro de 73 anos, um passo importante na transição progressiva das funções monárquicas.

O comentarista do evento deste domingo, Omid Djalili, fez piada e agradeceu à rainha por ter escolhido o evento, não a abertura do ano parlamentar, para a primeira aparição pública desde 29 de março.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.