Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Rússia faz novo teste de míssil hipersônico Zircon; veja vídeo

Em teste, armamento alcançou alvo a 1.000 quilômetros de distância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou

A Rússia anunciou neste sábado (28) a realização de um novo teste com o míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, no momento em que intensifica sua ofensiva no leste da Ucrânia. O armamento foi lançado a partir da fragata Amiral Gorchkov, no mar de Barents, e atingiu um alvo localizado a cerca de 1.000 quilômetros, nas águas do mar Branco, no Ártico, de acordo com o Ministério da Defesa russo em um comunicado.

O vídeo divulgado pela pasta mostra o míssil sendo lançado de um navio e voando em trajetória íngreme.

Armas hipersônicas podem viajar a uma velocidade nove vezes maior que a do som. O míssil Zircon tem alcance máximo de 1.000 quilômetros e deve equipar os navios e os submarinos da frota russa.

O líder russo, Vladimir Putin, descreveu o Zircon como parte de uma nova geração de armamentos "incomparáveis" e se referiu ao primeiro disparo oficial da arma, em 2020, como um "grande evento". Outros ensaios já foram realizados, principalmente da fragata Amiral Gorchkov e de um submarino.

Lançamento de um míssil hipersônico Zircon pela Rússia em novembro do ano passado - Ministério da Defesa da Rússia - 29.nov.21/AFP

A Rússia anunciou em março ter utilizado mísseis hipersônicos Kinjal em sua ofensiva na Ucrânia, que começou em fevereiro, um recurso que não havia sido usado oficialmente até agora, exceto para testes.

Os mísseis balísticos hipersônicos Kinjal e os mísseis de cruzeiro Zircon pertencem a uma família de novas armas desenvolvidas pela Rússia que Putin chama de "invencíveis". As Forças Armadas russas sofreram grandes perdas de homens e equipamentos nos três meses de invasão da Ucrânia, mas seguiram realizando testes de armas de alto nível como alerta de suas proezas na tecnologia de mísseis.

No mês passado, Moscou testou o lançamento de um novo míssil intercontinental com capacidade nuclear, o Sarmat, capaz de transportar dez ou mais ogivas e de atingir os Estados Unidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.