Descrição de chapéu América Latina

Sobe para 31 número de mortos em explosão em hotel de Cuba

Bombeiros e socorristas continuavam neste domingo a vasculhar escombros do edifício

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Havana | AFP

O número de vítimas fatais da explosão acidental no hotel Saratoga, localizado no centro da capital Havana, subiu para 31 neste domingo (8), informou o Ministério da Saúde Pública de Cuba.

Segundo o órgão, 85 pessoas ficaram feridas, das quais 24 estão internadas, 30 receberam alta e 31 morreram na explosão do estabelecimento de luxo, conhecido por ter recebido celebridades.

Homens de capacete conversam tendo atrás de si as ruínas do hotel Saratoga, em Havana, que ficou com cômodos expostos depois de uma explosão
Trabalhadores durante operação de resgate no Saratoga, que continuou pelo domingo - Adalberto Roque/AFP

Em seu balanço anterior, a pasta havia registrado 30 mortes. Mas bombeiros e socorristas continuavam neste domingo a vasculhar os escombros da parte interior do edifício —já que a maior parte do material foi retirado da parte externa.

Entre as vítimas, está uma turista espanhola, ao menos quatro crianças e uma gestante, de acordo com informações do portal Granma, ligado ao Partido Comunista Cubano.

Neste domingo, novas mensagens de solidariedade foram enviadas ao país, entre elas do rei da Espanha, Felipe 6º, e do papa Francisco, que pediu orações em nome das pessoas afetadas.

O hotel, localizado perto do edifício do Capitólio, estava fechado há dois anos devido à pandemia e preparava-se para reabrir ao público no dia 10 de maio.

Conforme informou neste sábado (7), o Ministério do Turismo, 51 trabalhadores estavam no interior do prédio quando ocorreu a explosão, aparentemente causada por um vazamento de gás no momento em que o estabelecimento era abastecido por um caminhão-tanque. Os primeiros quatro andares do hotel de luxo foram destruídos.

Construído em 1880, o Saratoga se transformou em hotel na década de 1930 e em um estabelecimento de luxo em 2005. O local contava com 96 quartos, dois restaurantes e uma piscina. Em reforma, permaneceu fechado aos turistas durante dois anos de pandemia. Tornou-se conhecido por ter recebido celebridades, incluindo Mick Jagger, Beyoncé e Madonna.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.