Descrição de chapéu Partido Republicano

Vídeo vazado mostra deputado republicano conservador nu em cama com outro homem

Madison Cawthorn, que se diz defensor dos valores cristãos e da hipermasculinidade, diz que estava brincando com amigo em gravação antiga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

Um vídeo de 28 segundos que mostra um jovem nu sobre um outro homem numa cama em meio a gritos e risadas se tornou o mais recente de uma série de episódios que fizeram republicanos se virarem contra um membro do próprio partido: Madison Cawthorn, deputado pela Carolina do Norte.

O grupo que compartilhou a gravação disse que o jovem nu é Cawthorn, que não contestou a afirmação. O político de 26 anos, que se apresenta como um defensor dos valores cristãos e, como descreveu o site Politico, destaca a importância da hipermasculinidade, criticou a divulgação do vídeo, que classificou de "ataque" e "chantagem". Ele disse ainda que o registro o mostra brincando com um amigo anos atrás.

O deputado republicano Madison Cawthorn, no Congresso americano, em Washington
O deputado republicano Madison Cawthorn, no Congresso americano, em Washington - Saul Loeb - 1º.mar.22/Reuters

A revelação se soma a outros casos que levaram republicanos de destaque, como Kevin McCarthy, líder do partido na Câmara, a romper com Cawthorn. Ele já afirmou sem apontar nomes ou mostrar evidências ter sido convidado, "por líderes que respeito," para uma orgia regada a cocaína, foi pego duas vezes tentando entrar num avião com uma arma e chamou de bandido o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

"Não é uma coisa qualquer. É tudo", disse à agência de notícias Reuters o senador Tom Tillis, da Carolina do Norte, que está trabalhando ativamente contra Cawthorn antes das primárias de 17 de maio, na qual ele disputará a vaga para concorrer nas eleições de meio de mandato com o senador Chuck Edwards.

Em 2020, Cawthorn derrotou um republicano apoiado por Donald Trump. Membro mais jovem do Congresso americano, ele adotou o estilo agressivo do ex-presidente, recebendo o endosso dele para a tentativa de reeleição neste ano. Mas uma pesquisa conduzida por um fundo eleitoral republicano mostrou que a liderança dele nas primárias caiu de 49% em março para 38% no final de abril, enquanto o apoio a Edwards avançou de 14% a 21%. A sondagem tem 4,9 pontos percentuais de margem de erro.

O comitê político American Muckrakers, contrário a Cawthorn, foi o responsável por divulgar o vídeo, no site FireMadison.com. Além das duas pessoas, a cena inclui uma cadeira de rodas, que o deputado usa por ter sofrido um acidente de carro. Tillis descreveu a gravação como "absurda e constrangedora".

No Twitter, o republicano respondeu. "Um novo ataque contra mim acaba de surgir. Anos atrás, neste vídeo, eu estava sendo rude com um amigo, tentando ser engraçado. Estávamos agindo de uma maneira boba e brincando. É isso", escreveu ele na rede social. "Não vou recuar. Eu disse a vocês que haveria uma campanha com ataques pouco a pouco. A chantagem não vencerá. Nós é que vamos vencer."

Cawthorn pode ser forçado a disputar um segundo turno em junho se não conseguir mais de 30% dos votos nas primárias —pesquisas mostraram que 31% dos eleitores tinham visão muito favorável dele no mês passado. Jim David, ex-senador que concorreu com o deputado em 2020 e acabou votando a favor do deputado no segundo turno, disse que "muitos republicanos o veem como um constrangimento, devido às coisas que ele diz e às coisas que ele faz". "Sou um deles."

Analistas e estrategistas afirmam, no entanto, haver uma chance de que os ataques atinjam os próprios oponentes de Cawthorn, por provocar, também, apoio a ele, um populista que se opõe ao establishment republicano. Uma parte do eleitorado do partido abraçou o estilo combativo de personalidades extremas como a de Trump, a da deputada Marjorie Taylor Greene e a do governador da Flórida, Ron DeSantis, que seriam uma espécie de antídoto ao que enxergam como excessos progressistas dos democratas.

"Será uma eleição bem apertada", disse o analista republicano Glen Bolger, cuja empresa, Public Opinion Strategies, também conduziu duas pesquisas para a campanha de Edwards. "É possível que ele sobreviva às feridas que ele mesmo provocou. Mas ele se colocou em grave perigo político."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.