Carro atropela multidão em Berlim, mata 1 professora e deixa mais de 12 feridos

Polícia investiga se episódio foi intencional; motorista foi detido, e crianças estão entre vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | AFP e Reuters

Um carro atingiu pedestres na manhã desta quarta-feira (8) no centro de Berlim, capital da Alemanha, matando uma pessoa e ferindo ao menos 12, informaram a polícia e os bombeiros.

O atropelamento ocorreu perto da Igreja Memorial Imperador Guilherme, monumento emblemático localizado na parte ocidental da cidade, em uma das zonas comerciais mais visitadas da região, a Kurfürstendamm. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi alvo de bombardeios.

Membros das equipes de resgate atendem pedestre atropelado na região central de Berlim
Membros das equipes de resgate atendem pedestre atropelado na região central de Berlim - Odd Andersen/AFP

A polícia informou que oito pessoas estão em estado grave e que há crianças em idade escolar entre os feridos. Uma professora, que estava no local acompanhada de alunos durante um passeio, foi morta.

O veículo capotou duas vezes em uma calçada e, na sequência, bateu em uma vitrine num bairro comercial próximo à estação de trem Zoo. O motorista, identificado como um homem armênio-alemão de 29 anos, dirigia um veículo Renault Clio e tentou fugir, mas foi contido até que a polícia chegasse por pessoas que assistiram ao atropelamento. Ele foi detido e recebe tratamento em um hospital.

O jornal alemão Bild inicialmente informou que uma carta de confissão foi encontrada no carro, sem dar mais detalhes. A polícia, no entanto, negou a versão e disse ter encontrado materiais ligados à Turquia —o país tem relações conturbadas com a Armênia, entre outros motivos por negar que tenha havido uma política de genocídio de armênios pelo antigo Império Otomano, que deu lugar à atual Turquia.

Uma investigação foi aberta para determinar se o atropelamento foi intencional —em entrevista coletiva, um porta-voz do Ministério do Interior disse que ainda é cedo para especular possíveis motivações. Nas redes sociais, a polícia, que deslocou ao menos 130 agentes para o local, pediu que testemunhas enviem fotos e informações do episódio.

O incidente ocorreu perto do local onde, em 2016, um caminhão atingiu um mercado de Natal lotado no centro de Berlim, deixando 12 mortos. À época, a organização terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, e o tunisiano Anis Amri, o principal suspeito de tê-lo realizado, foi morto pouco depois durante uma troca de tiros com a polícia na Itália, onde estava foragido.

Dois anos depois, em 2018, duas pessoas morreram após o motorista de um caminhão atropelar um grupo no centro de Münster, no noroeste do país. O motorista se suicidou com um tiro na cabine do veículo.

Mais recentemente, em 2020, cinco pessoas morreram depois de um alemão de 51 anos embriagado invadir uma área destinada a pedestres com seu SUV na cidade de Trier, no sudoeste da Alemanha. Autoridades disseram que o homem não era motivado por crenças políticas ou religiosas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.