Autor de massacre em Buffalo é acusado de terrorismo doméstico nos EUA

Payton Gendron, 18, foi preso logo após ataque em supermercado; ele responde a 25 crimes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O homem que matou dez pessoas a tiros em um ataque a tiros em um supermercado de Buffalo, no estado de Nova York, foi acusado de 25 crimes, entre os quais terrorismo doméstico e crime de ódio, de acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira (1º) pelo jornal The New York Times.

Payton Gendron, 18, foi preso logo após o massacre. O ataque aconteceu em um bairro no qual a maioria da população é negra, e a ação está sendo investigada como um ato de extremismo violento motivado por raça. Das 13 pessoas atingidas, 11 eram negras, e duas, brancas. O atirador é branco.

Payton S. Gendron é conduzido por policial em tribunal
Payton S. Gendron é conduzido por policial em tribunal - Brendan McDermid - 19.mai.22/Reuters

Segundo a reportagem, Gendron também é acusado de assassinatos em primeiro e segundo graus, três tentativas de homicídio, posse de armas, entre outros crimes. Ele deverá ser indiciado nesta quinta (2). O crime de terrorismo doméstico em Nova York é punido com prisão perpétua.

Nos tribunais, Gendron chegou a se declarar inocente do crime de homicídio qualificado, pelo qual foi acusado. Reportagem do jornal The Washington Post, porém, mostrou que ele detalhou seu plano de ação na internet cinco meses antes do massacre.

O criminoso decidiu realizar o ataque em dezembro de 2021. À época, escreveu no aplicativo Discord, em que usuários criam grupos de bate-papo restritos a convidados, que mataria aqueles que chamava de "substitutos" —uma referência à chamada "teoria da substituição", pensamento racista segundo o qual os americanos estão sob risco de serem trocados por pessoas não brancas.

Dias antes do ataque, ele publicou online um manifesto racista de 180 páginas.

Durante a ação no supermercado, Gendron usou um colete à prova de balas e estava armado com um fuzil. Ele tinha, ainda, uma câmera fixada em seu capacete e transmitiu a ação ao vivo pela internet.

Ao chegar ao estacionamento, o criminoso saiu de seu carro e atirou em quatro pessoas, matando três delas. Em seguida, entrou na loja —uma filial da rede Tops Friendly Markets— e continuou atirando. Trocou tiros com um segurança, a quem matou, e depois atingiu vários clientes. Gendron acabou detido por policiais depois de colocar a arma no próprio pescoço e ameaçar se matar.​

Dez dias após o ataque em Buffalo, outro massacre nos EUA provocou a morte de 19 crianças e 2 adultos em uma escola de Uvalde, cidade no Texas onde três de cada quatro moradores são de origem latina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.