Avião americano da 2ª Guerra é encontrado no RN 80 anos após queda

Aeronave caiu com 10 pessoas a bordo quando ia a base militar dos EUA em Natal há oito décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

Pesquisadores encontraram no litoral do Rio Grande do Norte um pedaço de um avião militar dos Estados Unidos que caiu na região há 80 anos e foi usado na Segunda Guerra Mundial.

A aeronave, identificada como um hidroavião bimotor Catalina, ia em direção a uma base americana que ficava na capital do estado, Natal, quando caiu. Havia dez pessoas no avião no momento do acidente, e apenas três sobreviveram, resgatados por pescadores brasileiros.

Destroços de aeronave encontrados em mar no Rio Grande do Norte
Destroços de aeronave encontrados em mar no Rio Grande do Norte - Reprodução/TV Globo

Os destroços foram encontrados pelo mergulhador Paul Bouffis. Ele estava dando uma aula na região e repassou a informação da carcaça para o Centro Cultural Trampolim da Vitória, que estuda a passagem dos americanos pelo estado potiguar durante o período da Segunda Guerra.

À TV Globo o curador da instituição, Fred Nicolau, afirmou que se sabia da existência do episódio com o avião, mas que sua localização era desconhecida. "Ele disse que tinha achado um 'treco' lá, mas não era um avião. Daí ele me mandou as fotos, olhei e [disse que] de fato é uma sucata, não parece nada."

Nicolau afirma que foi pesquisar no próprio acervo e encontrou um pedaço de sucata também de um Catalina. ''Fui ver outras fotos do avião e tive certeza [de que era a aeronave americana]", afirmou.

Segundo ele, relatórios da época apontavam, entre as causas da queda do avião, as baixas condições de visibilidade. "Estava chovendo, era de noite, não tinha lua, teto baixo e visibilidade chegando a zero", diz.

Nicolau afirma que há outros destroços de aeronaves espalhados no litoral do estado. "A gente sabia que esse avião existia, assim como sabemos que caíram outros dez aqui entre a guerra e o pós-guerra. Os caras que já acharam esses aviões mantêm isso como segredo. Tentei muito achar os outros aviões".

Ele disse que já avisou a Marinha e as autoridades americanas sobre o achado, mas defende que o mais correto seria deixar a carcaça no local.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.