Bolsonaro diz que planeja encontro com Trump antes das eleições

Em Orlando, presidente participa de motociata com apoiadores e discursa em igreja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Orlando (EUA)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (11) que ainda mantém contato com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que pretende encontrar-se pessoalmente com o republicano antes das eleições brasileiras deste ano, que acontecerão em outubro.

"Conversei com ele essa semana. Convidei, como sempre. Ele quer, dois meses antes da eleição, se encontrar comigo, aqui [nos EUA] ou lá [no Brasil]", disse Bolsonaro, em Orlando, na Flórida, aonde viajou para inaugurar um vice-consulado do Brasil.

O Presidente Jair Bolsonaro inaugura vice-consulado do Brasil em Orlando (EUA) - Palácio do Planalto no Youtube

Trump vive no mesmo estado, a Flórida, mas Bolsonaro afirmou que optou por não se encontrar com o ex-presidente desta vez para não ter que estender a viagem. Ele deve viajar de volta ao Brasil ainda neste sábado.

Nesta semana, o presidente brasileiro teve seu primeiro encontro com o atual mandatário americano, Joe Biden, rival de Trump na eleição americana de 2020, e disse ter ficado "maravilhado" com a reunião. Bolsonaro havia dito, antes do encontro, que Trump tinha ficado no passado e que agora tratava com Biden.

Jair Bolsonaro e o então presidente dos EUA Donald Trump em encontro em Washington em 2019 - Brendan Smialowski/AFP

"Não vim aqui tratar desse assunto [Trump]. Já é um passado. Vocês sabem que eu tive um excelente relacionamento com o presidente Trump. O presidente agora é Joe Biden, é com ele que eu converso, ele é o presidente e não se discute mais esse assunto", afirmou na quinta-feira. O presidente brasileiro sempre se disse fã de Trump, revelou a torcida por sua reeleição em 2020 e já ecoou o discurso fantasioso de que derrota dele se deveu a fraudes.

Bolsonaro viajou aos Estados Unidos para participar da Cúpula das Américas, que aconteceu em Los Angeles, após Biden reforçar o convite por meio de emissários. Os dois presidentes tiveram uma reunião bilateral à margem do evento.

Além de inaugurar o vice-consulado em Orlando neste sábado, Bolsonaro se encontrou com apoiadores em uma igreja evangélica e participou de uma motociata na cidade. Antes do evento, prometeu respeitar a legislação de trânsito. "Aqui não tem como furar sinais. No Brasil as pessoas acertam com forças de segurança. Estamos em outro local, vamos respeitar as regras aqui do país", afirmou o presidente.

Na igreja, Bolsonaro falou aos apoiadores e pediu orações. "O que mais peço a vocês é orações, entendimento, porque nós não podemos errar", afirmou. Depois, fez um novo pronunciamento do lado de fora, onde cerca de 2.000 pessoas, nas estimativas da igreja, esperavam-no no estacionamento. Ele falou de cima de um jipe. Apoiadores agitavam bandeiras e roncavam os motores para demonstrar apoio, sob sol forte e calor de 30ºC.

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos —investigado no inquérito das fake news e de atos antidemocráticos e considerado foragido após ter sua prisão decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes— estava na plateia do discurso presidencial deste sábado e publicou vídeo em que acompanha o discurso presidencial, nas primeiras fileiras da igreja. Santos veio a Orlando participar do primeiro Congresso Conservador Brasileiro da Flórida, organizado pelo grupo Yes Brazil USA.

Mais cedo, Bolsonaro disse que não combinou um encontro com Santos, mas que não recusaria a conversa. "Se ele estiver presente, falo com ele. É um cidadão brasileiro. Se expressou, se foi bem ou mal, mas sua pena jamais poderia ser ameaça de prisão", afirmou. Questionado se o gesto poderia ser visto como uma afronta ao STF, que ordenou a prisão de Santos, o presidente respondeu que "os ministros precisam entender que não são deuses". "Todos somos autoridades subordinadas à Constituição."

Depois de um breve discurso, o presidente subiu em uma moto e partiu para o passeio, seguido por cerca de 350 motos, na estimativa do Planalto, e mais dezenas de carros, decorados com muitas bandeiras do Brasil, algumas dos EUA, cartazes de apoio ao presidente e alguns com críticas à imprensa e à esquerda.

Presidente Jair Bolsonaro (PL) em motociata em Orlando, nos Estados Unidos - Facebook/Reprodução

O grupo rodou por cerca de 40 minutos pelas ruas próximas, onde há parques de diversão e comércios, em uma rota combinada com a policia local. As motos que ficaram mais próximas do presidente foram revistadas pela polícia e pelo serviço secreto, que ajuda a proteger Bolsonaro em seus deslocamentos.

Na chegada, Bolsonaro foi cercado por apoiadores ao descer da moto e houve empurra-empurra entre agentes brasileiros e americanos e o público. O presidente entrou no carro, rodou alguns metros de pé nele, com a porta aberta, antes de partir para o almoço, em uma churrascaria brasileira, junto com a comitiva.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.