Descrição de chapéu família real britânica

Com Queen, mas sem rainha, jubileu tem homenagem de príncipe Charles a Elizabeth

Primeiro na linha de sucessão faz discurso após show de mais de duas horas no 3º e penúltimo dia das festividades britânicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Coube aos membros da família real britânica reforçar as homenagens à rainha Elizabeth 2º neste sábado (4), o terceiro e penúltimo dia de comemoração do Jubileu de Platina, que marca os 70 anos de reinado da monarca. A rainha, que tem 96 anos e alegou desconfortos relacionados a mobilidade, mais uma vez não participou dos eventos.

O príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão do trono, prestou homenagem à rainha ao final de um show do lado de fora do Palácio de Buckingham, em Londres.

O evento começou com um vídeo em que a monarca de 96 anos aparece tomando chá com o urso Paddington, personagem fictício, e que foi seguido da música "We Will Rock You", do Queen. Na sequência, vieram a performance de artistas como Alicia Keys, Duran Duran e Diana Ross.

Imagens da rainha Elizabeth projetadas na parede de um palácio, ao fundo; também é possível ver um show acontecendo no mesmo local
Duran Duran se apresenta na BBC Platinum Party no Palácio de Buckingham, como parte das comemorações do Jubileu de Platina da rainha, em Londres - Hannah McKay/Pool ORG/Reuters

Ao final, enquanto imagens do reinado de Elizabeth eram exibidas em paredes, Charles afirmou que o jubileu deu ao país a chance de agradecer à rainha.

"Majestade, você esteve conosco em nossos tempos difíceis. E você nos une para celebrar momentos de orgulho, alegria e felicidade", disse Charles à multidão de 22 mil pessoas, com outros milhões assistindo pela televisão.

"Você ri e chora conosco e, mais importante, você esteve aqui conosco, durante esses 70 anos. Você se comprometeu a servir por toda a sua vida –e você continua a cumprir [a promessa]. É por isso que nós estamos aqui", acrescentou, referindo-se à rainha como "mamãe".

O show de mais de duas horas foi transmitido pela rede pública BBC. A expectativa dos organizadores é a de que a apresentação fique na memória dos britânicos assim como ficou a do guitarrista Brian May no telhado do Palácio de Buckingham há vinte anos, durante o Jubileu de Ouro —cinco décadas no trono— de Elizabeth 2ª.

Evento que celebrava a cultura e a herança asiáticas e também o Jubileu de Platina tinha cartazes em tamanho real da rainha Elizabeth 2ª no terceiro dia de celebrações, na cidade de Preston - Oli Scarff - 4.jun.22/AFP

Falando para a multidão no show de sábado, Charles elogiou a mãe e lembrou da ausência do pai, o príncipe Philip, que morreu no ano passado aos 99 anos.

"Meu pai teria gostado do show e se juntado a nós de todo o coração para celebrar tudo o que você continua a fazer por seu país e seu povo", disse ele.

"Você continua fazendo história."

Fã de corridas de cavalos, Elizabeth também não compareceu mais cedo ao 243º Epsom Derby, um dos mais tradicionais eventos equestres do Reino Unido. Ficou com a princesa Anne, 71, a tarefa de representar a mãe —ela, aliás, também aprecia o mundo hípico e chegou a participar das Olimpíadas de 1979, em Montreal, na equipe britânica de hipismo.

​​O grupo Animal Rebellion, ligado à causa animal, voltou a realizar protestos. Desta vez, durante o Derby, seis mulheres entraram na pista carregando faixas com a frase "justiça animal". Eles exigem o fim das corridas de cavalo e de todo modo de exploração animal. Mas o episódio, divulgado nas redes sociais do grupo, parece ter tido pouco destaque no terceiro dia de celebração do Jubileu de Platina.

Cerca de 8.000 participantes serão funcionários de setores-chave durante a pandemia de Covid, membros das Forças Armadas e voluntários de instituições de caridade, convidados como forma de agradecimento pelos serviços prestados durante a crise sanitária. Quase 179 mil pessoas morreram em decorrência da Covid no país.

As comemorações do Jubileu de Platina tiveram início na quinta (2), quando Elizabeth acompanhou, da tradicional varanda do Palácio de Buckingham, um desfile militar que reuniu cerca de 1.500 soldados e oficiais britânicos. Sorridente, segurando uma bengala e com a roupa azul clara usada na foto oficial do Jubileu, ela acenou aos presentes.

Na sexta (3), por sua vez, a rainha acompanhou as celebrações de forma remota, do Castelo de Windsor. Em um serviço religioso de ação de graças na Catedral de St. Paul, em Londres, o arcebispo de York, Stephen Cottrell, homenageou a monarca com metáforas.

Ele comparou o reinado da chefe de Estado ao Grand National, famosa e longa corrida de cavalos com a pista cheia de obstáculos. "Mas com perseverança em tempos de mudança e desafio, alegria e tristeza, a senhora continua a se oferecer a serviço de nosso país e da Commonwealth [Comunidade Britânica, que reúne antigas colônias]."

Já no domingo (5), último dia das festividades, a celebração é pulverizada por todo o território do Reino Unido: mais de 60 mil pessoas, segundo dados oficiais, fizeram suas inscrições para realizar os "Grandes Almoços do Jubileu", com eventos de rua que vão desde competições de qual a festa mais extensa até churrascos no quintal.

De acordo com as plataformas oficiais da família real, mais de 600 desses almoços devem ser realizados fora do país, em nações como Canadá, Nova Zelândia, Japão, África do Sul e também o Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.