Japonês de 83 anos se torna o homem mais velho a navegar sozinho no Pacífico

Viagem de dois meses começou em março em São Francisco, nos EUA, e terminou no estreito de Kii, no Japão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | AFP

Um japonês de 83 anos se tornou neste sábado (4) o homem mais velho a cruzar o oceano Pacífico em uma rota solo e sem escalas.

A viagem de dois meses de Kenichi Horie começou em março em São Francisco, nos Estados Unidos, e terminou quando ele chegou ao estreito de Kii, no oeste do Japão, na manhã de sábado.

Homem nipônico usa jaqueta branca e boné brancos
Em foto tirada em janeiro de 2022, Kenichi Horie conversa com jornalistas em Nishinomiya, no Japão - Ji Ji Press/AFP

Ele percorreu cerca de 8.500 quilômetros (5.282 milhas) em um iate de 6 metros, o Suntory Mermaid 3º.

Décadas atrás, em 1962, com apenas 23 anos, ele já havia feito uma rota semelhante, mas na direção oposta, do Japão a São Francisco, tornando-se então a primeira e mais jovem pessoa a navegar sozinha no oceano Pacífico.

Segundo a rede alemã Deutsche Welle, a viagem trouxe a Horie notoriedade –na época, ele fez travessia sem passaporte, o que significa que entrou ilegalmente nos EUA.

Ainda segundo o veículo, em abril deste ano, ainda no mar, ele escreveu em seu blog que durante a viagem de 1962, ele "estava constantemente ansioso" e preocupado com a possibilidade de ser pego.

"Mas desta vez é diferente, estou sendo ajudado por muitas pessoas e tenho seu apoio por meio de sistemas de rastreamento e rádio sem fio. Não poderia estar mais grato", disse ele sobre a viagem mais recente.

"Não deixe seus sonhos se tornarem apenas sonhos. Tenha um objetivo e trabalhe para alcançá-lo e uma bela vida o aguarda", disse Horie à CNN em um telefone via satélite

À rede, ele afirmou que algumas partes da jornada foram desafiadoras, mas que havia conversado com sua família todos os dias ligando para eles em seu telefone via satélite. "Se eu não ligasse pelo menos uma vez por dia, eles ficavam preocupados", acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.