Descrição de chapéu oriente médio

Jornalista narra em autobiografia cinco décadas de transformações em Israel

Veterano do Oriente Médio, Henrique Cymerman lança livro 'Conversando com o Inimigo: Do Porto a Abu Dhabi via Tel Aviv'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Henrique Cymerman não queria escrever sua autobiografia. "Estou na metade do filme", diz o jornalista israelense de origem portuguesa. Cedeu, porém. Um veterano no Oriente Médio, ele é uma dessas figuras que todo repórter acaba conhecendo ao passar pela região. Trabalhou para veículos israelenses, como o jornal Maariv, e colaborou com o português Expresso, a britânica BBC e a brasileira GloboNews.

Um migrante judeu vindo do Porto, de uma família com origens no norte da África e no Leste Europeu, Cymerman, 63, chegou a Israel em 1975, aos 16 anos. Assistiu às transformações do país, incluindo a guinada à direita após décadas de governos de esquerda. O livro conta, assim, três histórias: a sua, a do jornalismo e a de Israel. "É uma narrativa judaica. Cada um em Israel poderia ser um filme de Hollywood."

O jornalista português-israelense Henrique Cymerman
O jornalista português-israelense Henrique Cymerman - Divulgação

Mas nem todo mundo teve o acesso que Cymerman teve aos personagens-chave da história política da região. O jornalista conta em seu livro, "Conversando com o Inimigo: Do Porto a Abu Dhabi via Tel Aviv", por exemplo, como conheceu Golda Meir, primeira-ministra de 1969 a 1974. Narra também os encontros com outros líderes, como os premiês Ariel Sharon e Binyamin Netanyahu e o presidente Shimon Peres.

De todas essas conversas, diz, a que mais lhe marcou foi a que teve com Yitzhak Rabin. O premiê havia assinado os Acordos de Oslo em 1993, um dos momentos em que a paz esteve mais próxima. Cymerman afirma que esteve com ele horas antes de seu assassinato, em 1995. "Estou olhando para a foto agora", diz à Folha por telefone. "Mudou a história da região, e foi algo extremamente traumático para mim."

Cymerman também conheceu a liderança palestina e entrevistou, inclusive, Yasser Arafat —o outro signatário dos Acordos de Oslo— durante o sítio à sede de seu governo. O repórter esteve, ainda, com Ahmed Yassin, fundador da facção radical Hamas, que hoje governa a Faixa de Gaza.

São episódios marcantes, mas o livro é saboroso também nos encontros mais casuais, nas coincidências que correspondentes acabam vivendo como subproduto de seu ofício. O jornalista conta, por exemplo, que em 1993 urinou ao lado de Juan Carlos, hoje rei emérito da Espanha. "A emoção me bloqueou por completo", escreve Cymerman na biografia. "O rei entendeu o que estava me acontecendo e fez uma piada que, se o responsável pelo protocolo estivesse ali, provavelmente teria um infarto."

Apesar de o fio narrativo de "Conversando com o Inimigo" ser a vida de Cymerman, a autobiografia parece ter uma mensagem política também. O jornalista afirma acreditar que a solução para resolver a alta tensão entre Israel e Palestina —exacerbada pela ocupação israelense da Cisjordânia— tem que ser regional. Isto é, precisa envolver os demais países do Oriente Médio.

Vem daí seu entusiasmo com os Acordos de Abraão, nome dado à aproximação entre Israel e alguns países médio-orientais em 2020. "Há governos, chefiados por Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Marrocos, que têm interesse real em reduzir as tensões", diz. "Hoje, viajo a países árabes e vejo coisas que, há dois ou três anos, pareceriam coisa de ficção científica."

São mudanças rápidas, das quais foi testemunha. Só que outras coisas, afirma, parecem nunca mudar. Cymerman narra no começo do livro alguns episódios de antissemitismo que viveu na infância.

"Eu tinha a ilusão de que, quando eu fosse adulto e tivesse filhos e netos, aquilo tudo seria apenas história", conta. "Pensava que eu ia enterrar essas memórias. Mas como vejo que o antissemitismo está vivo, e mais presente, senti a necessidade de retornar a essas histórias."

Na manhã de terça (7), ele fala no clube A Hebraica, em São Paulo. À noite, aparece na Unibes Cultural. A viagem é uma parceria do Instituto Brasil-Israel com a editora Talu Cultural, que publicou a obra.

Conversando com o Inimigo: Do Porto a Abu Dhabi via Tel Aviv

  • Quando ter. (7), às 8h, n'A Hebraica, e às 19h, na Unibes Cultural
  • Onde A Hebraica (r. Hungria, 1.000); Unibes Cultural (r. Oscar Freire, 2.500); ambos em São Paulo
  • Preço eventos (grátis); livro (R$ 120, 273 págs.)
  • Autor Henrique Cymerman
  • Editora Talu Cultural
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.