Descrição de chapéu União Europeia

Macron dá cavalo de presente à rainha Elizabeth 2ª por Jubileu de Platina

Líder francês oferece puro-sangue devido à marca de 70 anos de reinado da chefe da monarquia britânica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | Reuters

A rainha Elizabeth 2ª, 96, conhecida pela paixão por cavalos, vai receber um dos puros-sangues premiados do presidente da França, Emmanuel Macron, como presente pela marca de 70 anos no trono, afirmaram o gabinete do líder francês e a embaixada britânica em Paris nesta quinta-feira (2).

O Fabuleu de Maucour, um cavalo de sete anos, escoltou Macron na Champs Elysées, na capital francesa, durante cerimônia oficial no mês passado. A rainha montou cavalos durante a maior parte da vida e possuiu muitos animais de corrida ao longo dos anos.

Parte das comemorações do Jubileu de Platina terá a participação de membros da família real na plateia do evento equestre Epsom Derby, no sábado.

A rainha Elizabeth conversa com o presidente da França, Emmanuel Macron, durante uma recepção às margens do encontro do G7, na Cornualha
A rainha Elizabeth conversa com o presidente da França, Emmanuel Macron, durante uma recepção às margens do encontro do G7, na Cornualha - Jack Hill - 11.jun.21/Pool/Reuters

Os britânicos iniciaram nesta quinta quatro dias de festas para celebrar os 70 anos de Elizabeth no trono, um reinado mais longo que o de qualquer um de seus antecessores. Mais cedo, Macron homenageou a rainha, dizendo que ela ofereceu estabilidade em meio a guerras e profundas mudanças na sociedade.

"Ao longo dessas transformações, sua devoção à nossa aliança e à nossa amizade permaneceu e ajudou a construir a confiança que trouxe liberdade e prosperidade ao nosso continente", disse o presidente francês em uma mensagem de vídeo em inglês publicada em sua conta no Twitter.

Macron também deu um puro-sangue a Xi Jinping quando realizou uma visita de Estado de três dias à China, em 2018.

Nesta quinta, dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas de Londres. As multidões se reuniram nas principais vias que levam ao Palácio de Buckingham, aplaudindo as bandas marciais, agitando bandeiras e usando coroas de papel. Muitos dormiram nas ruas para garantir uma boa posição, e outros se acomodaram em parques para fazer piqueniques enquanto acompanham os desfiles por telões.

Os que esperam ver a rainha, porém, terão que contar com a sorte de estar no lugar certo na hora certa. Em decorrência da idade avançada e dos recentes problemas de mobilidade relatados pelo Palácio, a participação direta da monarca será limitada em comparação à de comemorações anteriores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.