Rainha Elizabeth 2ª saúda britânicos em 1º dia de celebrações do Jubileu de Platina

Chefe da monarquia britânica sente desconforto em comemoração de 70 anos de reinado e deve faltar a serviço religioso nesta sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Dezenas de milhares de pessoas encheram as ruas de Londres nesta quinta-feira (2) para o primeiro dia de celebrações do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth 2ª. Seus 70 anos sobre o trono britânico serão comemorados em quatro dias de pompa, festas, desfiles de rua e milhares de outros eventos menores organizados pelos britânicos.

As multidões se reuniram nas principais vias que levam ao Palácio de Buckingham, aplaudindo bandas marciais, agitando bandeiras e usando coroas de papel. Muitos dormiram na rua para garantir uma boa posição, e outros se acomodaram em parques para fazer piqueniques enquanto acompanham os desfiles por telões.

Os que esperam ver Elizabeth ao vivo, porém, terão que contar com a sorte de estar no lugar certo na hora certa. Em decorrência da idade avançada e dos recentes problemas de mobilidade relatados pelo Palácio, a participação direta da rainha de 96 anos nos eventos em sua homenagem será limitada em comparação à de comemorações anteriores.

A rainha Elizabeth 2ª, acompanhada por membros da família real, durante primeiro dia de eventos de seu Jubileu de Platina - Daniel Leal - 2.jun.22/AFP

Os eventos desta quinta deram um bom exemplo disso: à tarde, ela seguiu a tradição e acompanhou, de uma varanda do Palácio de Buckingham, um desfile militar, acompanhada de parte da família. Horas depois, a monarquia informou que Elizabeth "sentiu um desconforto" e, com relutância, acabou decidindo faltar ao serviço religioso de ação de graças a ser realizada nesta sexta (3) na catedral de St. Paul.

A parada desta quinta, que reuniu cerca de 1.500 soldados e oficiais britânicos, abriu formalmente os quatro dias de festejos dos 70 anos de reinado. Sorridente, segurando uma bengala e vestindo a roupa azul clara usada na foto oficial do Jubileu, a rainha acenou aos presentes, aparentando boa disposição.

Os primeiros membros da realeza a chegar ao Palácio foram recebidos com fortes aplausos da multidão presente. Kate Middleton, esposa do príncipe William —segundo na linha de sucessão ao trono—, apareceu em uma carruagem acompanhada dos três filhos, George, Charlotte e Louis, e de Camilla Parker-Bowles, esposa do príncipe Charles, herdeiro direto da Coroa britânica.

Charles, que substituiu a mãe pela primeira vez no tradicional discurso ao Parlamento do Reino Unido, no mês passado, chegou a cavalo, acompanhado do filho William e da irmã, a princesa Anne. O futuro rei e seu filho mais velho cumprirão outros deveres cerimoniais em nome da rainha durante as celebrações, mas parte da atenção está voltada aos nomes da família real que não estarão presentes em momentos cruciais da festa.

O príncipe Andrew, afastado da vida pública desde 2019 e envolvido em um escândalo sexual no qual foi acusado de manter relações sexuais com uma menor de idade, já não daria as caras no Jubileu de Platina. O Palácio de Buckingham, porém, informou nesta quinta que ele está com Covid. À Reuters um funcionário do palácio disse que Andrew viu a rainha nos últimos dias, mas sempre após realizar testes para a detecção da doença, e que não teve contato com ela depois de confirmar a infecção.​

Já o príncipe Harry, neto de Elizabeth que agora vive em Los Angeles com Meghan Markle, sua esposa, participa de outras etapas dos desfiles, mas não estava quando a família real se reuniu na varanda do palácio para assistir a um voo dos modernos e históricos aviões da Royal Air Force —a Força Aérea britânica.

Harry e Meghan fizeram uma aparição discreta durante o dia, acenando de um veículo oficial. Ambos vestiam trajes escuros, que contrastaram com os uniformes militares tradicionais usados por Charles e William em Buckingham. O casal é esperado na celebração desta sexta, na catedral St. Paul.

No comunicado em que anunciou o desconforto de mobilidade da rainha, a monarquia disse que ela gostou muito dos eventos desta quinta. Horas depois do desfile militar, ela fez nova aparição, já no Castelo de Windsor, para a cerimônia de acendimento de lanternas e faróis.

O Jubileu de Platina é o 70º aniversário da coroação de Elizabeth, que se tornou rainha após a morte de seu pai, o rei George 6º, em fevereiro de 1952. Líderes mundiais, incluindo o papa Francisco, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o da França, Emmanuel Macron, enviaram mensagens de felicitações.

O gabinete do líder francês, aliás, anunciou que ele enviará de presente um puro-sangue premiado. O Fabuleu de Maucour, cavalo de sete anos, escoltou Macron na Champs Elysées, na capital francesa, em uma cerimônia oficial no mês passado. A rainha é fã desses animais e montou durante a maior parte da vida.

O peso da monarquia na política do Reino Unido mudou, e o apoio tem caído entre os mais jovens, mas o grosso da população britânica é favorável à rainha. Pesquisa do jornal The Sun divulgada nesta semana mostra que ela tem 91,7% de opiniões favoráveis, enquanto o príncipe Charles tem 67,5%.

"Não consigo pensar em nenhuma outra figura pública, nenhuma outra celebridade, nenhum outro presidente que possa ter permanecido tão popular", disse o ex-primeiro-ministro conservador John Major à rádio BBC.

"Sua vida foi jogada em público —os altos, os baixos, as partes boas e as não tão boas. A rainha representou nosso melhor por mais de 70 anos", acrescentou o ex-premiê, um dos 14 nomes que chefiaram o governo britânico sob o reinado de Elizabeth até agora.

A festa, no entanto, não é uma unanimidade entre os britânicos. Grupos de ativistas contrários à monarquia espalharam cartazes contendo frases como "façam de Elizabeth a última". A polícia de Londres também disse ter prendido várias pessoas por ofensas à ordem pública.

Outro grupo ligado à defesa da causa animal usou o desfile como ocasião para um protesto. De acordo com a Animal Rebellion, cerca de 25 pessoas pularam as grades que limitavam o espaço do público em uma manifestação contra o que eles consideram inação da Coroa contra o consumo de produtos de origem animal.

Erramos: o texto foi alterado

O termo correto para descrever a celebração na catedral anglicana de ​St. Paul em homenagem à rainha Elizabeth 2ª é serviço religioso, não missa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.