Rainha Elizabeth 2ª sente desconforto e não deve comparecer a serviço religioso de Jubileu

Chefe da monarquia era esperada em catedral nesta sexta, no segundo dia de celebrações pelos 70 anos de reinado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A rainha Elizabeth, esperada em grandes eventos das comemorações de seu Jubileu de Platina, não deve comparecer a um serviço religioso nesta sexta (3). A ausência, com "grande relutância", segundo a monarquia, se dará devido a um desconforto após participar de desfile militar nesta quinta.

Milhares de pessoas deram início às festas pelos 70 anos de reinado em Londres, ocupando as principais vias que levam ao Palácio de Buckingham. A rainha, acompanhada de membros da família real, apareceu sorridente na varanda do palácio e acenou para o público. Nesta sexta, no segundo dia de festas, era esperado que ela comparecesse à celebração em sua homenagem na catedral de St. Paul.

A rainha Elizabeth 2ª, acompanhada por membros da família real, durante primeiro dia de eventos de seu Jubileu de Platina
A rainha Elizabeth 2ª, acompanhada por membros da família real, durante primeiro dia de eventos de seu Jubileu de Platina - Paul Grover - 2.jun.22/Reuters

"Levando em conta a jornada e a atividade necessária para participar do serviço de ação de graças de sexta, Sua Majestade concluiu, com grande relutância, que não comparecerá ao evento", informou o Palácio de Buckingham. Segundo a nota, a rainha, 96, sentiu "desconfortos de mobilidade" durante o dia.

No evento na varanda do palácio, Elizabeth aparentou bom estado e usou uma bengala. Mais tarde, em cerimônia no Castelo de Windsor, de novo estava com o acessório.

Ainda não se sabe se o desconforto sentido pela rainha terá impacto em outros eventos do Jubileu, que terá celebrações até domingo (5). Neste ano, em decorrência da idade avançada e dos recentes problemas de mobilidade relatados pelo Palácio, já era esperado que a participação direta da chefe da realeza nas festas em sua homenagem fosse limitada em comparação à de comemorações anteriores.

Os príncipes Charles, primeiro na fila de sucessão, e William, segundo, devem representar a rainha em muitos eventos, cumprindo deveres cerimoniais em seu nome nas celebrações. Charles já substituiu a mãe pela primeira vez no tradicional discurso ao Parlamento do Reino Unido, no mês passado.

Esta quinta marcou o início das celebrações do Jubileu de Platina, o 70º aniversário da coroação de Elizabeth, que se tornou rainha após a morte de seu pai, o rei George 6º, em fevereiro de 1952.

A festa não é uma unanimidade entre os britânicos. Grupos de ativistas contrários à monarquia espalharam cartazes em Londres contendo frases como "façam de Elizabeth a última". A polícia também disse ter prendido várias pessoas por ofensas à ordem pública.

Nos últimos anos, o peso da monarquia no Reino Unido mudou, e o apoio tem caído entre os mais jovens, mas o grosso da população britânica é favorável à rainha. Pesquisa do jornal The Sun publicada nesta semana mostra que ela tem 91,7% de opiniões favoráveis, enquanto o príncipe Charles tem 67,5%.

Erramos: o texto foi alterado

O termo correto para descrever a celebração na catedral anglicana de St. Paul em homenagem à rainha Elizabeth 2ª é serviço religioso, não missa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.