Republicanos negacionistas das eleições nos EUA perdem primárias no Colorado

Pré-candidatos difundiam falsas alegações de Trump contra pleito presidencial que elegeu Joe Biden

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Republicanos que apoiaram as falsas alegações de Donald Trump de que o pleito de 2020 foi roubado sofreram derrotas nas primárias do estado do Colorado para as eleições de meio de mandato.

Os dois nomes do Colorado, o pré-candidato ao Senado Ron Hanks e a secretária de condado Tina Peters —que buscava a indicação republicana para ser a principal autoridade eleitoral do estado—, estão entre dezenas de republicanos negacionistas do resultado do pleito presidencial que elegeu Joe Biden.

Tina Peters, negacionista das eleições de 2020, perde nomeação nas primárias republicanas
Tina Peters, negacionista das eleições de 2020, perde nomeação nas primárias republicanas - Marc Piscotty - 28.jun.22/Getty Images/AFP

Pesquisas indicavam a derrota de ambos. Hanks perdeu as primárias para o empresário Joe O'Dea, que reconheceu repetidas vezes que Biden foi o vitorioso nas eleições. O pré-candidato derrotado participou da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, um dos maiores ataques à democracia dos EUA.

Peters, que foi indiciada por fraude eleitoral e impedida de supervisionar a votação em seu condado neste ano, perdeu a disputa para concorrer ao cargo de secretária de Estado para Pam Anderson, uma ex-funcionária do condado que também rejeitou as alegações infundadas de Trump.

"Vou continuar minha luta para restaurar a confiança dos eleitores do Colorado contra as mentiras e os políticos ou grupos de interesse que buscam usar a administração eleitoral como arma para obter vantagens políticas", afirmou Anderson após a divulgação dos resultados que deram a vitória a ela.

Nas chamadas midterms, as eleições de meio de mandato, parte do Congresso e o comando de 36 estados serão renovados. O processo se estende ao longo de meses até a eleição em si, em novembro.

As derrotas republicanas acontecem em uma temporada de primárias que vem testando a ressonância da narrativa de Trump baseada em alegadas fraudes eleitorais, rejeitadas por autoridades e pelos tribunais, inclusive por juízes que o próprio ex-presidente nomeou. Os reveses também acontecem depois de um comitê que investiga o 6 de Janeiro no Congresso ter ouvido o depoimento de uma ex-assessora da Casa Branca durante o governo Trump. Cassidy Hutchinson testemunhou que Trump pediu a retirada de medidas de segurança na ocasião mesmo ciente de que seus apoiadores estavam armados.

Ainda que simbólicas, as derrotas podem ter sido pontuais frente à influência de Trump nas primárias. Segundo levantamento do site Ballotpedia, o ex-presidente anunciou apoio a 16 candidatos a governador; nos sete estados em que a votação já foi realizada, quatro vitórias: Texas, Arkansas, Pensilvânia e Idaho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.